BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A proposta apresentada na Câmara dos Deputados para tornar Paul McCartney um cidadão honorário do Brasil chegou aos ouvidos do ex-beatle.
Perguntado pela coluna Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, nesta terça-feira (28) se aceitaria receber a honraria, respondeu, surpreso: “Oh!”. Em seguida, fazendo um gesto com o seu dedo indicador, completou: “Provavelmente”.
A resposta foi dada enquanto o músico chegava ao saguão do hotel Royal Tulip, em Brasília, após uma apresentação surpresa realizada na capital federal.
A proposta de entrega do título foi apresentada pelo deputado federal Altineu Côrtez (PL-RJ), que se diz fã dos Beatles. Não há certeza, no entanto, se o texto será colocado para votação nem se isso ocorrerá durante a estadia de McCartney em Brasília.
“Como assunto entrou em cima da hora, apelei para o presidente [da Câmara, Arthur Lira]. Ele disse: ‘Fala comigo amanhã, vamos tentar'”, conta o parlamentar do PL, que diz estar confiante de que a proposta possa ser pautada na quarta-feira (29), um dia antes do show do cantor na capital federal.
“Estou insistindo para que entre”, completa Côrtez. Para ser pautada com urgência, a proposta precisa reunir votos de 257 deputados. Para ser aprovada, necessita de maioria simples.
Como mostrou a Folha de S.Paulo, McCartney surpreendeu o público de Brasília nesta terça ao se apresentar no Clube do Choro. A apresentação, anunciada com poucas horas de antecedência, foi feita para 200 espectadores, que tiveram os celulares lacrados antes do início do evento.
O show começou às 18h e durou pouco mais de uma hora, com hits tocados pelo músico em sua turnê atual, a “Got Back”.
O ex-integrante dos Beatles fará cinco shows no Brasil em sua nova passagem pelo país, que ocorre apenas quatro anos depois da última. Além de Brasília, o cantor toca em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A última data é em 16 de dezembro.