Associações fortes ajudam muito - Vitória News
Vitória News
Olá. Detectamos que você está usando o Internet Explorer ou o Edge.

Nosso site é compativel somente com os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari ou Opera.

Use um desses navegadores caso já tenha instalado em seu dispositivo ou faça o download clicando no botão abaixo. Você será redirecionado para uma página onde poderá escolher o navegador que desejar e ele será baixado diretamente de sua página oficial de forma segura.
Clique aqui para atualizar o seu navegador
Opinião Pública
Associações fortes ajudam muito
Sérgio Rogério de Castro
Já pensou na importância das associações? Desempenham papel da mais alta relevância no desenvolvimento sustentado das cidades, dos estados e do país. A Escola de Associativismo tem um objetivo muito bem definido: fortalecer as associações. Missão fundamental, porque a sociedade civil organizada é formada por associações. Fortalecendo estas, faz o mesmo com a sociedade civil, tornando-a mais influente, respeitada, mais protagonista na busca e na obtenção de mais bem-estar para todos, objetivo universal maior.

Quinze módulos didáticos compõem o portfólio de cursos da escola até aqui. Cada módulo trata de um tema vital para o fortalecimento das associações. Inicia com associativistas do Espírito Santo e na sequência o conteúdo é enriquecido com visões de associativistas de outros estados do Brasil. Já disponíveis, gratuitamente, no site da escola, fechando a Série 1 de dez cursos, estão o volume 1, com ensinamentos dos que moram no Espírito Santo, e os volumes 2, “Uma Visão de São Paulo”, e 3, “Uma Visão de Santa Catarina”, com colaboradores de conteúdo destes dois diferentes estados.

A Escola de Associativismo produz conteúdo de alta qualidade, exclusivo, não existe nada semelhante no Brasil. Três tipos de associações, importantes para qualquer cidade, estado ou país, merecem o foco atual da escola. São as associações de empreendedores, as que dão apoio aos hospitais filantrópicos e as comunitárias de moradores. Outros virão no futuro.

Associações de empreendedores, como a CNI Confederação Nacional da Indústria, a FINDES Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo, promovem o desenvolvimento dos segmentos que representam, nos níveis federal e estadual. Agricultura, indústrias, trasportes,comércio e serviços de todos os tipos, de todas as regiões são representadas por milhares de associações no Brasil. O Hospital Sírio Libanês de São Paulo e o Hospital Santa Rita em Vitória/ES foram criados e são apoiados por associações, Sociedade Beneficente de Senhoras e pela AFECC, Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer. Hospitais filantrópicos de alta qualidade, junto com milhares de outros em todo o país, apoiados por associações, são responsáveis por mais de 50% (cinquenta por cento) dos atendimentos de saúde da população brasileira. Não menos importantes são também as milhares de associações comunitárias de bairros nas cidades. Citamos, como exemplos de associações desenvolvidas deste tipo, as dos bairros de Jurerê Internacional, em Florianópolis e a da Praia do Canto em Vitória/ES.

Governos e legislativos de todos os níveis, bem sucedidos, procuram o diálogo estreito, republicano, com as associações. Ouvem suas críticas, sugestões, e ajustam as ações, projetos de lei, emendas parlamentares. Fazem isto porque sabem que representará diferença para melhor na qualidade dos seus mandatos, os ajudarão a alcançar o objetivo maior de todo bom político: promoção do bem estar de toda a população.

É preciso que tenhamos associações com dirigentes competentes, preparados, que levem aos eleitos, apoiados por associados participativos, sugestões de soluções, propostas de ações e de legislação. Que possam oferecer assessoria qualificada, fundamentada, na análise e avaliação dos projetos em tramitação. Uma associação bem articulada, consegue ser muito mais protagonista neste trabalho de apoio aos eleitos.

Associações desenvolvidas significa sociedade civil forte, democracia fortalecida, cidades melhores para vivermos. Uma correlação direta e clara. Capacitar, formar associados e dirigentes de associações, esta é a função da Escola de Associativismo.