Gestão de resíduos em restaurantes: 4 estratégias para reduzir desperdícios 

Empresas que abrangem a alimentação fora do lar são responsáveis por uma alta geração de resíduos. Por isso, restaurantes, bares, cafeterias e outros estabelecimentos devem implementar uma gestão adequada com foco na sustentabilidade e na conservação do meio ambiente. No entanto, lidar com o “lixo” e combater o desperdício são alguns dos principais desafios do setor atualmente. A boa notícia é que existem alternativas que podem facilitar a vida do empreendedor e contribuir para o planeta, além de garantir um impacto social relevante.  

Reciclagem  

Restaurantes e bares são responsáveis pela separação de restos e sobras. Para que isso ocorra de forma prática e eficiente, é preciso orientar a todos os envolvidos. Empresas parceiras devem retirar os alimentos descartados de forma adequada. É também necessário que haja separação entre produtos orgânicos e recicláveis, e tudo deve ser direcionado em sacos plásticos e em cores que identifiquem cada tipo de material. Essa ação ajuda ainda a reduzir a quantidade de comida que iria para o lixo reciclável.  

Doação  

A doação de alimentos é uma das principais medidas para uma gestão eficiente de resíduos. Com agendamento prévio, organizações parceiras buscam no local os itens que podem ser reaproveitados. Os restos orgânicos são separados e doados para várias instituições e entidades carentes.  

Startups 

Já existem startups no mercado que atuam no combate ao desperdício de alimentos e na gestão de resíduos. São empresas que fazem a ponte entre consumidores e estabelecimentos. Comidas próximas da data de validade ou produtos perecíveis que seriam descartados são organizados e vendidos com até 50% de desconto. A entrega desses alimentos pode ser feita por delivery ou presencial.   

Engajamento da equipe  

Os treinamentos também são essenciais para promover uma boa gestão de resíduos. Relatórios mensais, por exemplo, com informações sobre a quantidade de materiais descartados e que foram enviados para reciclagem e compostagem incentivam e engajam o time. É importante que os colaboradores tenham consciência de que o trabalho e esforço estão contribuindo para o meio ambiente e para um planeta mais limpo. 

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Pinterest

Paulo Farkas Bitelman

  • Paulo Farkas Bitelman

    Sponsor do Comitê ESG da Associação Nacional de Restaurantes (ANR)

Últimas Notícias
Categorias

Assine nossa Newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.