Ônibus ganhou velocidade inexplicável rumo a penhasco, conta sobrevivente em Alagoas

MACEIÓ, AL (FOLHAPRESS) – Matheus Lopes, 23, foi a única pessoa que conseguiu sair do ônibus antes do acidente na Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL). Até o momento, 18 pessoas morreram e 30 ficaram feridas. A queda do coletivo na ribanceira, conforme a SSP (Secretaria de Segurança Pública), foi de 112 m.

Segundo o jovem, o ônibus não havia apresentado problema durante a subida na serra, mas próximo ao local onde houve a tragédia.

O motorista Luciano de Queiroz Araújo, 47, que morreu no acidente, disse aos passageiros que não seria possível continuar a subida em razão do estouro da mangueira de ar —ele já havia relatado situação semelhante na terça-feira (19), segundo a viúva Maria das Graças de Queiróz Silva, 50.

“Ele avisou que teríamos que esperar outros ônibus para seguir a viagem. Ele desligou o ônibus tranquilamente, abriu a porta normalmente, sem desespero, e o ônibus continuou parado. Eu desci e, ao virar para as pessoas que estariam descendo, ouvi os gritos. Quem estava em pé voltou a se sentar, achando que era apenas uma questão de frear o ônibus e parar. Infelizmente, o ônibus começou a ganhar uma velocidade inexplicável, subiu a calçada e se aproximou do penhasco. Os gritos das pessoas dentro do ônibus eram ensurdecedores”, disse Matheus, em comunicado enviado à imprensa.

Ele acrescentou que ficou desesperado e tentou encontrar sinal de celular para avisar do acidente. Matheus pediu suporte dos bombeiros e da polícia para tentar salvar as vidas das pessoas que caíram do penhasco.

“Os primeiros a chegar foram os moradores da região, que estavam assustados e perguntaram o que tinha acontecido, porque ouviram um barulho muito forte no quintal de casa. Informei a eles que o ônibus havia caído e entraram na mata na tentativa de chegar ao local e salvar as pessoas”, relatou.

Matheus reiterou que as pessoas estavam tranquilas no momento em que o motorista desligou o ônibus e que parecia ser uma situação padrão de troca de veículos.

“O ônibus quebrou, ele desligou e iríamos começar a descer. Infelizmente, após a minha descida, o ônibus começou a descer de ré e daí ocorreu a fatalidade”, declarou.

O ACIDENTE

O veículo, cedido por uma empresa terceirizada à prefeitura, transportava turistas e moradores para o projeto cultural Pôr do Sol na Serra.

O ônibus seguia em direção ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares quando caiu em uma ribanceira na Serra da Barriga, próximo ao restaurante Pedra de Zumbi, a 3,5 km do destino final. O veículo capotou várias vezes antes de parar em uma área de mata, de difícil acesso.

O veículo transportava 48 pessoas. Entre elas, 18 morreram —16 no local e duas no hospital, incluindo uma gestante. Outras 31 foram socorridas com ferimentos de diferentes gravidades. Entre os sobreviventes havia crianças, adolescentes e uma mulher grávida, que foi atendida no hospital e deu à luz um menino.

Testemunhas relataram falha nos freios momentos antes da queda, segundo o delegado Guilherme Iusten, responsável pela investigação. Apesar disso, documentos preliminares indicam que o ônibus estava com manutenção em dia, pneus em boas condições e apto para uso. O laudo pericial deve confirmar a causa exata.

A Polícia Civil de Alagoas está conduzindo as investigações. O dono da empresa terceirizada foi intimado a apresentar a documentação do veículo. A Associação dos Motoristas de Transporte Escolar de União dos Palmares também foi ouvida. A Secretaria de Cultura do município também deverá prestar esclarecimentos.

VEJA NOMES DAS 16 VÍTIMAS IDENTIFICADAS; 18 MORRERAM

1 – Luciano de Queiroz Araújo – 47 anos

2 – Thamires Caroline da Silva – 35 anos

3 – Lourinete Figueiredo Batista – 53 anos

4 – Ivone Clemente da Silva – 37 anos

5 – Rosimeire Barros da Silva – 54 anos

6 – Andrielly Rafaella de Santana da Silva – 14 anos

7 – Alaide Tereza de Jesus, 84 anos

8 – Josefa Marcelino, 45 anos

9 – Heloíse Ferreira da Silva, 21 anos

10 – Saulo Hermínio da Silva, 24 anos

11 – Antoniele Fernanda Américo da Silva, 31 anos

12 – Pedro Henrique Américo da Silva Filho, 14 anos

13 – Linelenes Florêncio dos Santos, 38 anos

14 – Maitê Francine Romão da Silva, 5 anos

15 – Maria Joselani da Silva Lima Santos, 32 anos

16 – Jobson Gabriel Lima dos Santos, 9 anos

Compartilhe: