Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 08h40m
Vitória News — Um jornal de verdade
Esportes

Nadadora brasileira expulsa das Olimpíadas chega a SP

FolhaPress 29/07/2024 13:25

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A nadadora Ana Carolina Vieira desembarcou na manhã desta segunda-feira (29) no aeroporto de Guarulhos um dia após o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) ter anunciado sua expulsão da equipe brasileira das Olimpíadas de Paris por desrespeito e agressividade.

Senac 16 de julho — Capa (rail)

Inicialmente, a segurança do aeroporto sugeriu que ela saísse por outra porta de desembarque para não se encontrar com a imprensa, mas ela seguiu o caminho padrão.

"A partir do momento que eu saí da Vila, eu não tive mais acesso a nada e acho que é preciso saber o que está acontecendo. Graças a Deus eu recebi apoio do clube e tudo vai se encaixar e todos vão saber da verdade", disse Vieira à reportagem. Ela foi recebida por três funcionários do Esporte Clube Pinheiros, inclusive seu treinador. Agora, segue para o clube, onde dará mais detalhes do que aconteceu.

SESC PICASSO

Na véspera, Ana postou em suas redes sociais um vídeo se defendendo. Ela chegou a citar um caso de assédio, sem dar explicações.

De acordo com Edson José dos Santos, diretor do clube responsável por resolução de conflitos, o Pinheiros ficou sabendo da expulsão da nadadora por meio de redes sociais. Até nesta terça, o COB ainda não teria notificado o clube oficialmente sobre o acontecimento.

Conforme a Folha de S.Paulo noticiou no domingo (28), a expulsão ocorreu depois de uma ríspida discussão dela com a comissão técnica. O motivo da briga teria sido a decisão de retirar a nadadora Maria Fernanda Costa, a Mafê, da equipe que disputaria os 4 x 200 m livre, em que há revezamento dos atletas.

CONTADOR - BONUS

A comissão determinou que Mafê Costa se dedicasse a suas competições individuais, onde a chance de medalha seria maior. Segundo profissionais que acompanham a rotina na Vila Olímpica, ao saber da decisão, Ana Carolina se revoltou e houve uma discussão feia, "com gritos e dedo na cara".

Além disso, segundo o COB, a atleta deixou a Vila Olímpica sem autorização junto com o namorado, o também nadador Gabriel Santos, na noite da última sexta-feira (26). Ela foi expulsa, e ele, advertido.

A saída, porém, é tida como irrelevante por fontes ouvidas pela Folha, já que, segundo elas, é comum atletas saírem da Vila Olímpica durante os jogos. Não à toa, Gabriel se manteve na equipe.

Essa era a segunda participação de Vieira nos Jogos Olímpicos. Natural de São Paulo, ela iniciou a carreira em Ubatuba (SP) e depois passou pelas piscinas do Corinthians e Minas Tênis Clube, antes de se estabelecer no Pinheiros, clube em que treina atualmente.

Anuncio - Raimundo - Bonus

Em 2018, nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, Ana conquistou duas medalhas de prata em revezamentos.

Em sua primeira participação nas Olimpíadas, em Tóquio, a atleta nadou o revezamento 4 x 100 m livre, em que o Brasil terminou na 12ª colocação e não avançou à final. A equipe fez um tempo de 3min39s19, com parcial de 54s92 de Ana.

Nas piscinas de Paris, ela chegou a disputar o mesmo revezamento antes de ser desligada da delegação. As brasileiras repetiram a 12ª posição, mas com um tempo pior que o de Tóquio-2020 (3min40s60).

Com a expulsão, a nadadora de 22 anos perde a chance de compor o time brasileiro na prova de revezamento 4 x 100 m medley misto.

Compartilhe esta notícia

Notícias Relacionadas