SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Nas redes sociais, moradores da Flórida publicaram como estão se preparando para o impacto iminente do furacão Milton, previsto para atingir os Estados Unidos na noite desta quarta-feira (9) ou pela manhã de quinta-feira (10).
Prateleiras de mercados estão vazias. Em pânico, moradores da Flórida esvaziaram as prateleiras de mercados em cidades como Tampa, Naples, Gainesville e Saint Cloud, o que levou mercados a limitar quanto cada comprador pode levar. Vídeos no TikTok mostram moradores enchendo carrinhos de supermercado com garrafas d’água, alimentos não-perecíveis e mais.
Gasolina acabou em vários postos de gasolina. A NBC Miami informou que cidadãos estão abastecendo seus carros em massa, com muitos deles esperando horas em filas. “Vou aproveitar cada gota que puder”, disse o americano Bob Jennenwein, que foi a três postos diferentes antes de encontrar um que tivesse combustível.
Prefeito pediu que moradores que vão ficar na Flórida escrevam seus nomes nos braços. O prefeito da cidade de Bradentown, Gene Brown, pede que isso seja feito para que as pessoas sejam identificadas no caso de serem mortas pelo furacão.
Dona de fazenda marcou animais para serem encontrados após furacão. Graci Lovering, dona de uma fazenda na região central da Flórida, apareceu em uma postagem escrevendo seu número de telefone em suas vacas e cavalos com uma tinta impermeável. Ela afirmou que é mais seguro deixar os animais fora de um celeiro, e que “esses animais sabem como agir em situações como essas”.
Moradores estão tampando janelas. Habitantes da Flórida que resolveram ficar e enfrentar o furacão Milton publicaram vídeos em que fixam painéis de madeira e outros objetos em frente às suas janelas, para evitar que o furacão quebre-as e/ou arremesse objetos dentro das casas.. Os ventos do furacão já atingiram 250 km/h durante sua passagem pelo golfo do México.
12 MILHÕES DE PESSOAS DEVEM SER AFETADAS
Alerta de tornado abrange área com mais de 12 milhões de pessoas. Por volta das 10h15 (horário local, 11h15 em Brasília), o NWS confirmou ter registrado um tornado “grande e extremamente perigoso” nas proximidades da reserva indígena Big Cypress, “movendo-se para o norte a 40 km/h”. A região é pouco povoada, mas o tornado chegou a cruzar um trecho da rodovia interestadual I-75, completa o alerta.
População nas áreas de risco devem procurar abrigo imediatamente. “Este é um cenário muito favorável para tornados rápidos e perigosos”, reforçou o NWS em publicação no X (antigo Twitter).
Aviso do Serviço de Meteorologia é válido até as 21h (22h em Brasília). A área assinalada pelo NWS inclui cidades como Tampa, Miami, Cape Coral e Key West. Na segunda-feira (7), a prefeita de Tampa pediu à população que deixe suas casas e se prepare para a chegada do furacão Milton. “Se você escolher ficar em uma dessas áreas de evacuação, você vai morrer”, disse Jane Castor.
“Lembrete: já tivemos vários tornados confirmados no sul da Flórida nesta manhã. Três alertas estão em vigor neste momento. Como seguimos a nordeste do furacão Milton nesta quarta, a formação de novos tornados continua sendo uma possibilidade. Fiquem atentos!”, diz trecho de alerta do NWS Miami.