Militares tentam golpe na Bolívia e governo reage e outras notícias do dia

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Militares tentam golpe na Bolívia e governo reage, STF define quantidade de maconha que diferencia usuário de traficante, Lewandowski propõe ‘SUS da segurança’ em PEC e outras notícias para começar esta quinta-feira (27).

AMÉRICA LATINA

Militares tentam dar golpe de Estado na Bolívia. General mobiliza tropas para tomar sede do governo em La Paz, fracassa e é preso, mas acusa presidente Luis Arce de forjar autogolpe.

DROGAS

STF decide que até 40 gramas de maconha diferenciam traficante de usuário. Julgamento sobre o tema chega ao fim após 9 anos; corte decidiu na terça (25) que porte da droga para uso pessoal não é crime.

CONGRESSO NACIONAL

‘Gilmarpalooza’ abriga prévia de disputa à presidência da Câmara com Lira e todos os candidatos. Evento em Lisboa tem presença dos atuais seis postulantes ao comando da Casa Legislativa.

GOVERNO LULA

Lula ironiza reação do mercado após fala sobre corte de gastos: ‘Deve ter gostado’. Em entrevista na manhã desta quarta (26), presidente questionou necessidade de reduzir despesas para melhorar equilíbrio fiscal.

VIOLÊNCIA

Proposta de Lewandowski quer criar ‘SUS da segurança’ e ampliar atuação da PF contra PCC. PEC elaborada pelo Ministério da Justiça também quer permitir que PRF atue em ferrovias; texto foi enviado para análise do Planalto nesta segunda (24).

AMBIENTE

95% do fogo no pantanal têm origem em propriedades privadas. Dados do Inpe e da UFRJ apontam ação humana como principal vetor dos incêndios; governo investiga crimes.

VENEZUELA

Maduro lança operação para manipular eleições diante do risco de derrota nas urnas Ditador cria mecanismos para suprimir participação no pleito em meio ao favoritismo de Edmundo González nas pesquisas.

ELEIÇÕES EUA

Biden e Trump enfrentam seus próprios fantasmas em primeiro debate da eleição. Embate antecipado é chance para desmontar ou risco de confirmar imagem de democrata como velho demais, e de republicano como desequilibrado demais para a Presidência,

COTIDIANO

Jovem é preso com centenas de símbolos neonazistas no centro de SP. Ação ocorre a pedido da polícia de Santa Catarina, que investiga comércio de extrema direita.

LIVROS

Adélia Prado vence o prêmio Camões, o mais importante da língua portuguesa. Poeta mineira de 88 anos ganhou na última semana o Machado de Assis, maior distinção da Academia Brasileira de Letras.

JUSTIÇA

Justiça condena Luiz Bacci por divulgar suposta pesquisa que beneficiaria pré-candidata do PL. Juíza eleitoral mandou retirar post do ar e determinou pagamento de multa de R$ 106,4 mil.

JUSTIÇA

Thiago Brennand é transferido para o ‘presídio dos famosos’. Empresário, que tem três condenações que somam mais de 20 anos de pena em regime fechado, foi levado para Tremembé.

COTIDIANO

Wegovy, medicamento injetável para obesidade, chegará ao Brasil em agosto. Remédio foi aprovado pela Anvisa em janeiro do ano passado,

EQUILÍBRIO

Estudo associa uso frequente de remédios para dormir a maior risco de demência. Resultados apontam que pessoas brancas são três vezes mais propensas a tomarem medicação para dormir.

Compartilhe: