SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Marcos Rocha traçou uma meta inédita em sua sétima temporada no Palmeiras. Ele tenta convencer a diretoria que ainda tem condições de jogar em alto nível, mesmo aos 35 anos, e merece ficar para o Super Mundial de Clubes, torneio que será disputado no meio do ano que vem.
O QUE ACONTECEU
Com contrato só até 31 de dezembro deste ano, Rocha estipulou uma meta de dez assistências na temporada número que nunca atingiu em sete anos de Palmeiras para ter o contrato renovado para o ano que vem e participar do grupo que vai disputar o Mundial. A última vez que Rocha superou a marca de 10 assistências foi há 13 anos (quando tinha 23), e disputou 40 partidas, marcou 2 gols e deu 11 assistências pelo América-MG.
Rocha virou o maior garçom do Palmeiras no ano após dar uma assistência na goleada contra o Criciúma, se aproximou da meta que estipulou e ganhou pontos na luta pela renovação. Com o passe para o gol marcado por Felipe Anderson, o lateral direito chegou a 8 assistências e igualou Estêvão.
“Fico feliz de ter oportunidade de jogar, ajudar meus companheiros, a nossa equipe. Tenho a meta de 10 assistências anuais, estou próximo de chegar a isso. Quero continuar trabalhando com os pés no chão, com tranquilidade e absorvendo os treinamentos durante a semana”, afirmou o jogador em entrevista à TV Palmeiras.
Situação da lateral direita do Palmeiras também joga a favor da renovação. Agustín Giay, contratado por R$ 40 milhões junto ao San Lorenzo na última janela, ainda não emplacou na equipe. Mayke convive com muitas lesões, o que deixa o caminho aberto para Rocha ser o titular da equipe.
Polivalência também conta. Gustavo Gómez se lesionou no início da temporada e Abel Ferreira adaptou Rocha como terceiro zagueiro pelo lado direito.
Rocha é um dos líderes do elenco e tem muito prestígio com a comissão técnica. Weverton, Gustavo Gómez e Marcos Rocha são os nomes do Palmeiras que dialogam com a direção quando alguma questão precisa ser resolvida. O lateral é muito querido por todos os atletas do elenco e pela comissão técnica.
Ideia do Palmeiras é definir renovação ao final da temporada. A diretoria palmeirense tem a política de tratar a renovação de jogadores experientes sempre ao final do ano para avaliar se o atleta corresponde em alto nível. Até aqui, o jogador tem agradado.
OS NÚMEROS DE MARCOS ROCHA NO PALMEIRAS
Marcos Rocha tem 321 jogos disputados e 12 títulos conquistados pelo Palmeiras: Brasileirão (2018, 2022 e 2023), Paulistão (2020, 2022, 2023 e 2024), Copa Libertadores (2020 e 2021), Copa do Brasil (2020), Recopa Sul-Americana (2022) e Supercopa do Brasil (2023).
Rocha é o 4º jogador com mais jogos pelo Palmeiras neste século e o 3º com mais vitórias. Entre todos os jogadores do atual elenco alviverde ele é o 3º colocado em jogos e assistências e o terceiro maior garçom da história do Allianz Parque.