O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá coordenar uma reunião com seus ministros nesta sexta-feira (24) para discutir estratégias de redução dos preços dos alimentos no Brasil. A pauta, que ganhou destaque nesta semana, foi apontada por Lula como a principal prioridade de sua gestão em 2025, durante reunião ministerial.
A confirmação sobre a reunião foi feita pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, após um encontro preparatório realizado na tarde de quinta-feira (23), no Palácio do Planalto. O evento contou com a presença dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Carlos Fávaro (Agricultura), além de representantes do Ministério da Fazenda.
O principal objetivo da reunião será avaliar medidas que possam conter a inflação dos alimentos. Em relação a uma proposta da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) para flexibilizar a validade dos produtos, Paulo Teixeira afirmou que a sugestão “está fora de cogitação”. A proposta da Abras inclui a adoção do modelo “best before” — que permite a comercialização de produtos por um período maior, mesmo após a data de validade. Além disso, a entidade sugeriu mudanças no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), a venda de medicamentos sem prescrição em supermercados e a redução dos prazos de reembolso dos cartões de crédito.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou a expectativa de uma redução nos preços dos alimentos com a melhora na safra deste ano. “Esperamos que a safra seja muito melhor, o que ajudará a reduzir os preços de vários produtos”, afirmou.
Essa reunião tem gerado grande atenção, com expectativas sobre o impacto das medidas no bolso do consumidor brasileiro, que enfrenta uma alta constante nos preços de alimentos.