José Esmeraldo quer universidade em Carapina

Foto: Luca S Costa/Ales

O deputado José Esmeraldo (PDT) fez um pronunciamento pedindo que o governo do Estado construa uma universidade estadual no terreno que hoje abriga o Pavilhão de Carapina, Serra. A fala do parlamentar ocorreu na sessão extraordinária da Assembleia Legislativa (Ales) dessa segunda-feira (4).

Segundo o pedetista, informações veiculadas na imprensa capixaba apontam que após o leilão do espaço fracassar, o Executivo estadual decidiu construir um centro de convenções no local e depois fazer uma concessão para a iniciativa privada. O valor estimado para as obras varia de R$ 80 a R$ 100 milhões. O centro teria uma estrutura de 30 mil metros quadrados, modular e totalmente climatizada.

Esmeraldo destacou que o Estado possui diversos centros de convenções, sendo desnecessária a construção de mais um. Ele ressaltou que a área em Carapina é plana e bem localizada, podendo receber a estrutura de uma universidade estadual. “Duvido que consigamos uma área mais propícia do que essa. Milhares de alunos poderiam ter sua universidade estadual. O Espírito Santo é o único da região Sudeste que não tem universidade estadual”, frisou.

Para o parlamentar, o governador Renato Casagrande (PSB) iria “entrar para a história” se acatasse a sugestão dele. “O que vai gastar com o centro, com a manutenção, com ar-condicionado… A universidade seria uma unanimidade. (…) Milhares de estudantes que não têm condições de pagar uma universidade particular poderiam estudar lá”, afirmou.

Ao final de seu discurso, o deputado salientou que a construção da universidade seria uma medida de visão “política e técnica”, voltada para o futuro do Espírito Santo. “Precisamos colocar os filhos dos mais pobres (na universidade). Muitos não têm formação superior porque não tem como pagar uma universidade particular e nem todo mundo consegue entrar na federal”, concluiu.

Compartilhe:

Últimas Notícias
Editorias