O candidato a prefeito de Vitória (ES), João Coser (PT). quer eliminar um dos principais problemas sentidos pela população, a demorada fila de espera por um médico especialista. “O Centro Especialidades Médicas precisa ser reestruturado para ampliar a oferta de consultas e exames especializados. Fazendo isso, é possível reduzir a dependência dos serviços do Governo do Estado”, destaca o ex-prefeito.
Ex-prefeito por dois mandatos, entre 2005 e 2012, ele lembra de sua dedicação na saúde dos moradores de Vitória. “Na nossa gestão deixamos em pleno funcionamento o Centro Municipal de Especialidades Médicas e praticamente zeramos a fila de espera por consultas. Vitória ficou em primeiro lugar no índice de qualidade no atendimento das unidades de saúde. Infelizmente hoje o morador de Vitória volta a enfrentar filas de espera.”
Telesaúde
Coser ainda fala de outra proposta: “O Telesaúde também pode contribuir para agilizar os atendimentos, ajudando a assegurar o monitoramento daqueles casos que requerem acompanhamento e no tempo adequado. Por outro lado, é necessário também investimentos na atenção básica, na ampliação das equipes de saúde da família, para garantir a efetividade do sistema e o atendimento adequado ao cidadão.”
O candidato disse que montou suas propostas em reuniões com as comunidades. “A elaboração do nosso Programa de Governo teve como base o diálogo e a participação social. Realizamos plenárias nas nove regiões da cidade para conhecer os sonhos e os desafios que os moradores enfrentam. Também nos reunimos com diversos segmentos da sociedade para construção de soluções possíveis.”
Protagonismo
“Nosso objetivo é recuperar o protagonismo de Vitória, para que nossa cidade recupere seu papel no processo de desenvolvimento econômico e social do Estado, volte a oferecer serviços públicos de qualidade ao cidadão e esteja preparada para avançar na realização de obras estruturantes que deem sequência ao trabalho que iniciamos em nossa gestão”, assinala o candidato do PT.
Ele diz que nesse sentido apresentou o Programa de Governo que tem como foco a melhoria da qualidade dos serviços públicos ofertados na área da saúde, com destaque para a saúde mental, na educação e na segurança. “Vamos investir na retomada e no fortalecimento de programa sociais como o Restaurante Popular é um Programa Habitacional de Interesse Social” , completou.
Outra proposta que defende é a priorização da atenção à pessoa idosa, com ações culturais, de esporte e ampliação do Centros de Convivência da Terceira Idade e criação do Centro Dia. Já para a Juventude, garante promover ações de qualificação profissional, geração de trabalho e renda e incentivar o empreendedorismo.
Centro de Vitória
Em uma dessas reuniões do candidato com as comunidades, foi realizado um encontro com os moradores do Centro Histórico de Vitória, que reclamaram da falta de incentivos públicos, como uma efetiva revitalização. O resultado é o predomínio de lojas fechadas em contraste com as poucas que ainda resistem ao fraco movimento comercial da região.
“Em relação ao Centro de Vitória, que é uma das principais demandas que recebemos temos um projeto bastante arrojado de requalificação do Centro Histórico com programas que devolvam a pujança cultural, econômica e social no território e a criação de uma Secretaria Especial do Centro.”, afirmou o candidato Coser.
E no seu programa de Governo entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ele referendou a sua proposta: “Vamos trabalhar para que se promova o desenvolvimento e a infraestrutura urbana de forma equânime, e também direcionar esforços para revitalizar o Centro de Vitória, tornando-o uma área viva e dinâmica novamente, associando investimentos em moradia ao incentivo às atividades econômicas.”
Hospital Veterinário
Comum em outros Estados, o Espírito Santo ainda não conta com um Hospital Veterinário Municipal. O candidato Coser é o único, entre os seis que concorrem ao cargo de prefeito da Capital, a criação do Hospital Veterinário de Vitória, de caráter público, com qualificação de parcerias para prestar atendimento em saúde aos animais.
“A nossa proposta parte da compreensão de que precisamos falar de saúde humana, mas não podemos negligenciar a questão animal e do meio ambiente. Estamos alinhados ao conceito de saúde única adotado pela OMS, Organização Mundial de Saúde, que considera a interdependência entre a saúde humana, animal e ambiental” disse ele.
“A proposta de implantar um Hospital Veterinário parte desta compreensão, garantir atendimento aos animais de tutores que não conseguem arcar com despesas de alguns tratamentos. Dessa forma, estamos assegurando não somente o bem-estar animal, mas também a visão de saúde mais ampliada. Além de tudo, essa é uma proposta que reflete nosso amor e respeito pelos animais, que cada vez mais fazem parte das nossas famílias”, completou.
Renda
Ao ser questionado sobre o que a Prefeitura poderá fazer para contribuir na elevação da renda da população de Vitória, já que o IBGE informa que quase 1/3 (28,7%) da população economicamente ativa de Vitória tem rendimento nominal mensal per capita de meio salário mínimo (R$706,00).
A resposta do candidato do PT à Prefeitura de Vitória foi a seguinte: “A ação imediata e necessária é o fortalecimento do programa de transferência de renda. Além disso, pretendemos adotar outras ações que se apresentam como oportunidades para a população de baixa renda.”
“Entre essas ações destaco programas de qualificação profissional de nível técnico, combinando jornadas de formação, com apoio financeiro da Prefeitura, com outra de atividade profissional, acredito que essa seja a melhor forma de preparação para o mercado de trabalho. Além disso, também temos um programa para garantir o acesso ao microcrédito para micro e pequenos empreendedores, entre outras”, completou.
Crescimento
Em relação à pergunta sobre o que a Prefeitura pode fazer para garantir o crescimento econômico da cidade, com geração de emprego e renda, levando em consideração que o município possui apenas 97,123 km², sendo impossível a implantação de grandes empreendimentos industriais. Coser deu uma longa resposta sobre o tema.
“Quando falo que Vitória se isolou e está parada no tempo, esse é um dos principais pontos que vem à minha mente. Vitória é uma cidade vocacionada para o setor de serviços, temos muitos atrativos turísticos, mas, ainda assim, perdemos nossa capacidade de atrair novos negócios e investimentos. Nem mesmo um centro de convenções e eventos nós temos”.
Coser lembra que eventos que aconteciam tradicionalmente em Vitória, “estão indo para outras cidades da Região Metropolitana ou até mesmo para fora do Estado, como foi o caso da Feira do Mármore”.
“Para reverter esse cenário é fundamental a retomada do papel de iniciativa e de liderança local e regional do prefeito da cidade e da administração municipal, em diálogo com os demais níveis de governo e com os setores econômicos e grandes players locais, visando ao aumento e à diversificação de investimentos produtivos e de infraestrutura”, prossegue.
Ainda diz que é preciso estimular e incentivar atividades econômicas alinhadas às novas economias, considerando os ecossistemas de inovação, as empresas de base tecnológica e os setores cobertos pelos programas Mobilidade Verde e pela Nova Indústria Brasil. Da mesma forma, propõe realizar um diagnóstico para guiar na proposição de ações direcionadas à economia azul e economia do mar (pesca, turismo náutico, atividades esportivas, turismo de experiência e preservação).
E conclui: “Também acredito na importância de incentivarmos atividades econômicas centradas na produção artística, cultural e no turismo. Isso sem falar na força dos pequenos e médios negócios, que vamos apoiar por meio de programa de acesso ao crédito e fundo de aval a empréstimos e locações. As oportunidades são muitas. Como disse, o fundamental é estarmos abertos ao diálogo e trabalharmos juntos para construção de novas alternativas.”