Investimento de R$ 99,76 bilhões é necessário para a recuperação do pavimento rodoviário no Brasil

Foto: DNIT

O Brasil enfrenta um grande desafio no que diz respeito à infraestrutura rodoviária. Um estudo recente da Confederação Nacional do Transporte (CNT) aponta que, para garantir a reconstrução, restauração e manutenção do pavimento rodoviário do país, será necessário um investimento de R$ 99,76 bilhões. O levantamento expõe ainda a preocupante condição das rodovias públicas, que representam 74,8% da malha rodoviária nacional.

A classificação do estado dessas rodovias revela uma realidade alarmante, com 43,7% delas sendo consideradas em condições regulares, 25,9% em condições ruins e 7,7% em situação péssima. Somente 2,7% das rodovias receberam a classificação “ótimo”, enquanto 20% foram avaliadas como “bom”. Esses dados contrastam com um estudo anterior da CNT, que revelou que 67,5% das rodovias do país estavam em péssimo estado de conservação, o que compromete a segurança e a eficiência do transporte em todo o território nacional.

O estado crítico das pontes brasileiras

A situação das pontes no Brasil também é preocupante. De acordo com levantamento divulgado pela Folha de S. Paulo, até maio de 2023, 727 pontes federais estavam classificadas como críticas ou ruins. Destas, 130 estavam na pior condição possível e outras 597 apresentavam graves problemas estruturais. O estudo abrangeu todas as pontes sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Este panorama de precariedade ficou ainda mais evidente com o trágico colapso da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados do Maranhão e Tocantins. O incidente, ocorrido no dia 22 de dezembro de 2023, resultou na morte de pelo menos três pessoas e deixou 14 desaparecidas. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, pelo menos 10 veículos, incluindo caminhões, automóveis e motocicletas, caíram no rio após a queda da ponte.

Investimentos em manutenção: medidas insuficientes?

Embora o DNIT tenha informado que, entre 2021 e 2023, foram investidos R$ 3,5 milhões em contratos de manutenção para a ponte Juscelino Kubitschek e outras obras de infraestrutura no Tocantins, os reparos realizados não foram suficientes para evitar o desastre. Os investimentos foram direcionados a melhorias nas vigas, laje, passeios e pilares da estrutura, mas a tragédia revela a necessidade urgente de ações mais eficazes para garantir a segurança das obras de arte especiais no país.

A situação das rodovias e pontes no Brasil levanta questões sobre a urgência de uma maior alocação de recursos e a implementação de políticas públicas mais eficazes para evitar novos acidentes e garantir a segurança dos brasileiros. O alto custo da manutenção e recuperação da infraestrutura rodoviária exige uma resposta mais rápida e abrangente, tanto por parte do governo federal quanto das esferas estaduais e municipais.

Este estudo da CNT, somado aos recentes incidentes, reforça a necessidade de um planejamento mais eficiente para a preservação e modernização da infraestrutura de transporte no Brasil, a fim de reduzir o impacto de acidentes e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos que dependem desse sistema diariamente.

Fonte: Br61

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