Atacante marcou duas vezes, chegou a 10 gols em Copas e igualou Gary Lineker entre os maiores artilheiros ingleses no Mundial
A Inglaterra estreou com vitória em um dos jogos mais movimentados da primeira rodada da Copa do Mundo 2026. Nesta quarta-feira (17), os ingleses bateram a Croácia por 4 a 2, no AT&T Stadium, em Dallas, nos Estados Unidos, pelo Grupo L.
Harry Kane foi o principal nome da partida. O atacante marcou duas vezes e chegou a 10 gols em Copas do Mundo, igualando Gary Lineker entre os maiores artilheiros da Inglaterra na competição. Bellingham e Rashford completaram o placar para os ingleses, enquanto Baturina e Musa marcaram para os croatas.
A Croácia começou tentando pressionar a saída de bola, mas a Inglaterra rapidamente encontrou espaços nos contra-ataques. Aos oito minutos, após cobrança de escanteio, Madueke foi atingido por Modric dentro da área. O árbitro revisou o lance no VAR e marcou pênalti.
Kane foi para a cobrança e parou em Livakovic na primeira tentativa. A arbitragem, porém, mandou repetir depois de identificar que o goleiro croata não manteve um dos pés sobre a linha. Na segunda cobrança, o atacante inglês bateu forte e abriu o placar.
O gol deu confiança à Inglaterra, que passou a criar chances em velocidade. Aos 20 minutos, Kane serviu Bellingham, que arrancou em direção à área, mas Livakovic saiu bem para fazer a defesa.
A Croácia reagiu aos 35 minutos. Depois de roubar a bola perto da intermediária, a equipe trabalhou a jogada até Sucic rolar para Baturina finalizar e deixar tudo igual em Dallas.
A resposta inglesa veio pouco depois. Aos 41 minutos, Rice cobrou escanteio em jogada ensaiada, e Kane apareceu livre para cabecear e colocar a Inglaterra novamente em vantagem.
Antes do intervalo, a Croácia ainda conseguiu novo empate. Pasalic lançou a bola na área, Perisic escorou, e Musa finalizou para marcar o segundo dos croatas.
No segundo tempo, a Inglaterra voltou a ficar à frente logo no primeiro minuto. Elliot Anderson iniciou a jogada e acionou Bellingham pela direita. O meia avançou, invadiu a área e bateu cruzado para fazer 3 a 2.
A partir daí, os ingleses pressionaram. O’Reilly teve duas boas chances de cabeça, e Livakovic precisou trabalhar para evitar que a vantagem aumentasse. Kane também voltou a finalizar com perigo dentro da área, mas o goleiro croata fez nova defesa.
Depois da parada para hidratação, a Croácia tentou reagir. Pasalic arriscou um chute forte, defendido por Pickford, e Matanovic também levou perigo em outra finalização, novamente parada pelo goleiro inglês.
A vitória foi confirmada aos 39 minutos da etapa final. Saka fez boa jogada pelo lado direito e rolou para Rashford, que invadiu a área e chutou no canto para fechar o placar em 4 a 2.
Com o resultado, a Inglaterra começou a Copa com três pontos no Grupo L. A Croácia, semifinalista em 2022 e vice-campeã em 2018, terá que buscar recuperação nas próximas rodadas.
Com informações da Agência Brasil.