O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) disponibilizou o Relatório de Qualidade do Ar da Grande Vitória – Ano Base 2023. O documento, publicado no site do instituto, apresenta uma análise detalhada dos dados coletados pelas redes Automática e Manual de Monitoramento da Qualidade do Ar, em conformidade com a Política Estadual de Qualidade do Ar (Lei nº 12.059/2024).
O estudo abrange informações obtidas por meio de nove estações automáticas e 12 pontos de monitoramento de partículas sedimentáveis, com base nos poluentes regulamentados pela Resolução CONAMA nº 506/2024 e pelo Decreto Estadual 3.463-R/2013. As análises mostram um panorama da qualidade do ar na região, destacando melhorias e desafios.
De acordo com Vinicius Rocha, coordenador de Qualidade do Ar do Iema, a publicação do relatório foi adiada para alinhar os dados às novas diretrizes estabelecidas pela Lei Federal 14.850/2024 e às normas revisadas do CONAMA, que entraram em vigor em julho de 2024. “Com essa atualização, pudemos comparar os resultados de 2023 com os novos padrões legais”, explicou Rocha.
O relatório também destaca a ampliação do monitoramento de poluentes, como as partículas inaláveis finas (MP10 e MP2,5), que passaram a ser medidas em todas as estações. Outra melhoria mencionada é a instalação de uma nova estação de monitoramento automático no bairro Praia do Canto, em Vitória.
Segundo os dados, em 2023, mais de 95% das medições indicaram que a qualidade do ar na Grande Vitória foi classificada como “Boa”. Entretanto, Rocha alertou que ainda há desafios a serem enfrentados para garantir a manutenção e melhoria contínua dos padrões de qualidade do ar na região.
O relatório completo está disponível no site do Iema, acessível pelo link: https://iema.es.gov.br/qualidadedoar/relatorios.