Governo anuncia seleção de 100 mil imóveis no Minha Casa,Minha Vida

Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/ABr

O governo federal vai realizar uma nova seleção de 100 mil unidades habitacionais no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (12) pelo ministro das Cidades, Jader Filho, durante a abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas em Brasília.

A seleção será detalhada em uma reunião marcada para as 14h de hoje, com a participação de ministros e prefeitos. Durante o evento, serão apresentadas informações sobre a nova fase do programa, que terá financiamento tanto com recursos do Orçamento Geral da União quanto do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Jader Filho destacou que o governo pretende promover “alterações” na estratégia de financiamento do FGTS. O objetivo é facilitar o acesso aos recursos por parte dos prefeitos, promovendo melhorias em infraestrutura urbana, como abastecimento de água, esgoto e mobilidade.

“O foco será priorizar prefeituras com projetos mais maduros. Aqueles que já possuem projetos prontos terão mais agilidade no processo, acelerando a implementação das obras”, afirmou o ministro. Ele ressaltou que a necessidade é urgente para quem vive em situações precárias, como aluguel, áreas de risco ou até mesmo nas ruas.

Jader também anunciou que, além das 100 mil unidades habitacionais, o governo está preparando outras seleções voltadas para a contenção de encostas e drenagem, especialmente em áreas afetadas pela seca. O ministro destacou ainda a criação de uma seleção específica para o abastecimento de água rural, em parceria com os estados.

A nova seleção do Minha Casa, Minha Vida visa a redução de atrasos observados nas edições anteriores do programa, com a promessa de maior eficiência e rapidez na execução das obras.

Compartilhe: