sexta-feira, 12 agosto, 2022
em conformidade com o que estabelece a junta comercial do es - jucesspot_img

Fiscalização reduz em até 90% furto de fios de telefonia

A Prefeitura de Vila Velha intensificou a fiscalização em ferros-velhos, para coibir a receptação de materiais metálicos roubados e, como resultado, registrou queda de furtos de fios e cabos das operadoras de telefonia em mais de 50% no mês de junho, em comparação a maio. Somente uma das operadoras teve queda de mais de 90% nos furtos. Segundo técnicos das operadoras de telefonia, há uma semana não há mais furtos na cidade.

A diminuição é resultado do trabalho reforçado de fiscalização e patrulhamento da Guarda Municipal de Vila Velha, principalmente à noite e de madrugada na cidade, além das Operações Hefesto nos ferros-velhos. Na quinta-feira (23), foi realizada a sexta edição de 2022, com visita a três estabelecimentos. Apenas dois estavam abertos e receberam notificações da Posturas, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária, para se adequarem e funcionarem de acordo com a legislação.

Nas duas edições anteriores, houve interdição de pontos de comercialização, mas na edição de hoje nada de ilícito foi encontrado. Para a comandante da Guarda Municipal, Landa Marques, que acompanhou a operação, o impacto positivo já é perceptível.

“A presença constante nesses locais tem o objetivo principal de orientar os comerciantes a atuarem de maneira correta, explicando qual tipo de material é permitido comercializar e demonstrar que não haverá permissividade com possíveis atos ilícitos”, explicou Landa.

A Lei nº 6.443/2021, no artigo 35 – B, obriga aos proprietários destes estabelecimentos a comprovar a origem de diversos materiais que são alvos de furtos na cidade, como cabos e fios de telefonia, tampas de ferro de poço de visita, hidrômetros, placas de sinalização, entre outros passíveis de interdição.

Participam da Operação Hefesto, em apoio, a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, técnicos das operadoras de telefonia e concessionária de energia. O resultado da Operação Hefesto será o tema central da próxima reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Segurança Pública, coordenado pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito.

POSTAGENS RECENTES

EDITORIAS

Relacionadas