quarta-feira, 29 junho, 2022
em conformidade com o que estabelece a junta comercial do es - jucesspot_img

Confiamos que Finlândia e Suécia terão acesso eficaz à Otan, diz Sullivan

Assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan afirmou hoje que o governo americano está confiante de que Finlândia e Suécia terá um “processo de acesso eficaz” à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Ele disse esperar que diferenças com a Turquia sejam superadas e comentou que o governo americano está em contato com o turco, para resolver o assunto, após o governo turco ameaçar vetar essa entrada.

Durante entrevista coletiva da Casa Branca, Sullivan lembrou que os líderes de Finlândia e Suécia visitarão a Casa Branca nesta quinta-feira. Ele qualificou a potencial entrada dos dois países na Otan como um “evento histórico”, importante para reforçar a segurança na região.

Sullivan argumentou que a invasão da Rússia na Ucrânia reforçou o argumento por uma aliança defensiva, como a Otan.

A autoridade ainda lembrou que o presidente americano, Joe Biden, viajará à Ásia nesta semana, com paradas na Coreia do Sul e no Japão. Segundo ele, o governo dos EUA possui informações de que a Coreia do Norte pode realizar alguma “provocação” por volta do momento da visita de Biden à região, por exemplo com um eventual teste nuclear. Sullivan disse que os EUA estão em contato com aliados na Ásia para lidar com esse quadro.

Gabriel Bueno da Costa
Estadao Conteudo
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

POSTAGENS RECENTES

EDITORIAS

Relacionadas