Procon de Vitória inova com audiências virtuais - Vitória News
Vitória News
Olá. Detectamos que você está usando o Internet Explorer ou o Edge.

Nosso site é compativel somente com os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari ou Opera.

Use um desses navegadores caso já tenha instalado em seu dispositivo ou faça o download clicando no botão abaixo. Você será redirecionado para uma página onde poderá escolher o navegador que desejar e ele será baixado diretamente de sua página oficial de forma segura.
Clique aqui para atualizar o seu navegador
Geral
Procon de Vitória inova com audiências virtuais
Publicado por Redação VitóriaNews
Jansen Lube/PMV

A realização de audiências virtuais passa a ser uma realidade no Procon Vitória a partir deste mês. A novidade faz parte do pacote de ações inovadoras implementadas pelo órgão em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor. Com isso, o Procon Vitória será o primeiro órgão do estado e o primeiro da região Sudeste a ser totalmente digital de ponta a ponta.

É que o consumidor pode abrir a reclamação por meio do aplicativo Procon Vitória – disponíveis nas lojas de smartphones IOS e Android – e, se por ventura, o caso não seja resolvido no primeiro atendimento e for agendada audiência de conciliação, o munícipe também não precisará sair de casa para negociar acordo com o fornecedor de bens ou serviços em questão. As audiências virtuais vão acontecer sempre com a mediação de um especialista em defesa do consumidor do órgão municipal.

Para a gerente do Procon Vitória, Denize Izaita, a implementação dessa modalidade de audiência virtual confere mais agilidade ao processo e, conseqüentemente, facilita o acesso dos moradores da capital aos seus direitos. “Este é um momento importante. Agora, os consumidores vão poder ter um atendimento sem sair de casa do começo ao final da ação reclamatória”, afirmou ela.

Deniza Izaita garantiu que a modalidade veio para ficar. “Temos certeza que, com as audiências virtuais, onde ambas as partes não precisam se deslocar, vamos registrar um aumento no número de acordos – e esse é o nosso foco. Ambas as partes (consumidor e fornecedor) terão uma redução nos seus gastos com deslocamento até o Procon Vitória e de tempo com a maior agilidade na audiência”, disse.

Como vai funcionar

A audiência é o momento em que o Procon Vitória convoca as partes para promover uma conciliação entre consumidor e fornecedor, antes do procedimento administrativo seguir. No momento em que a audiência de conciliação virtual é agendada, tanto consumidor quanto fornecedor receberão um link para acesso virtual com o dia e a hora marcados. A tolerância de espera para entrar na sala é de 15 minutos. A ata será disponibilizada na tela durante a audiência.

Apesar da implantação, as audiências presenciais também serão mantidas para os consumidores que ainda preferirem a conciliação frente a frente.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VitóriaNews.
Notícias Relacionadas