Prefeitura retoma projeto e garante acessibilidade à praia em Vitória - Vitória News
Vitória News
Olá. Detectamos que você está usando o Internet Explorer ou o Edge.

Nosso site é compativel somente com os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari ou Opera.

Use um desses navegadores caso já tenha instalado em seu dispositivo ou faça o download clicando no botão abaixo. Você será redirecionado para uma página onde poderá escolher o navegador que desejar e ele será baixado diretamente de sua página oficial de forma segura.
Clique aqui para atualizar o seu navegador
Geral
Prefeitura retoma projeto e garante acessibilidade à praia em Vitória
Publicado por Redação VitóriaNews
Pessoas com deficiência contam com cadeira anfíbia e auxílio de profissionais da PMV para entrar na água. Foto: Lube/PMV

"Acessibilidade, respeito e dignidade". Essas foram as palavras usadas pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, para definir a retomada das atividades do projeto "Praia Acessível", na praia da Guarderia, na Curva da Jurema. A iniciativa permite que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida tenham acesso facilitado à praia com a garantia de banho de mar assistido.

"Este é um ato de cidadania. Nós estamos atendendo uma parcela considerável da população de Vitória, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, que terão novamente o direito de frequentar o balneário, de ir à praia e entrar no mar. Eu tenho certeza absoluta de que isso reforça a condição de cidadão e mostra um ato de inclusão social. Estamos reforçando o nosso compromisso com a inclusão na cidade de Vitória", disse o prefeito.

"Essa retomada é uma marca da nossa administração, da gestão do prefeito Lorenzo Pazolini: a integração social. A meta é tornarmos a cidade de Vitória uma cidade totalmente inclusiva também por meio do esporte e do lazer", completou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Sandro Parrini.

Projeto

O serviço já está disponível a partir de hoje e funciona todas as quintas e sextas-feiras, das 8 às 13 horas. Ao todo, 20 cadeiras anfíbias, que não afundam na areia, são flutuantes e possuem altura que permite ao usuário sentir contato direto com a água do mar, atenderão o projeto.

O “Praia Acessível” teve as suas atividades suspensas desde o início da pandemia, em março de 2020. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp) informa que a retomada é gradual. "Neste primeiro momento, em que precisamos seguir com os cuidados relativos ao enfrentamento do coronavírus, atuaremos com quatro cadeiras para evitar aglomeração. Na equipe, temos três professores habilitados e dois guarda-vidas para dar suporte às pessoas", detalhou o secretário.

Dignidade e tranquilidade

Um dos beneficiados será o atleta de paratriathlon Marcos Vinícius Barcellos da Silva, de 44 anos. "Antes, quando eu vinha à praia, ficava limitado à areia. Quando eu queria chegar ao mar, sempre dependia dos amigos para me pegarem no colo ou eu mesmo tinha que me arrastar. Isso me causava um grande constrangimento. Com o ‘Praia Acessível’ isso não existe mais. Tenho a tranquilidade, a dignidade de saber que eu vou chegar aqui, vou ser bem atendido e terei profissionais para me ajudar", afirmou Marcos.

Para utilizar o serviço, não há necessidade de inscrição, basta que as pessoas se dirijam ao local.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VitóriaNews.
Notícias Relacionadas