Saae registra aumento de 30% no consumo de água nos balneários de Linhares - Vitória News
Vitória News
Olá. Detectamos que você está usando o Internet Explorer ou o Edge.

Nosso site é compativel somente com os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari ou Opera.

Use um desses navegadores caso já tenha instalado em seu dispositivo ou faça o download clicando no botão abaixo. Você será redirecionado para uma página onde poderá escolher o navegador que desejar e ele será baixado diretamente de sua página oficial de forma segura.
Clique aqui para atualizar o seu navegador
Geral
Saae registra aumento de 30% no consumo de água nos balneários de Linhares
Publicado por Redação VitóriaNews
PML
As altas temperaturas desde o início do verão, no dia 21 de dezembro, e o isolamento social em decorrência da pandemia do novo coronavírus, refletiram diretamente nos hábitos da população na hora de consumir água. Mesmo com a pandemia em que a orientação é que as pessoas evitem aglomerações, a população flutuante nas três praias de Linhares aumentou, e, consequentemente, o consumo.

Nos últimos dias, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares (Saae) registrou um aumento de 30% no consumo de água em Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação. Por isto, o Saae alerta e pede que a população reduza o consumo imediatamente e faça o uso racional da água.

“As pessoas estão ficando mais em casa e com hábitos de higiene mais acentuados, como lavar mais roupas. Além disso, passamos por uma seca prolongada e altas temperaturas”, afirma o diretor de Operações do Saae, Zércio Largura.

Ele observou que, sobretudo neste fim de semana, houve um aumento da temperatura e isso fez com que a população consumisse mais água. O diretor de Operações ressalta que o Saae está pronto para atender a esse aumento do consumo, mas reitera o pedido para que a população use a água sem desperdícios.

Zércio explica que o consumo consciente da água, principalmente nesta época do ano, é fundamental para não afetar o abastecimento e evitar intervenções que geram desequilíbrio do sistema, como a baixa pressão que faz reduzir a quantidade de água na torneira e a turbidez do líquido, isto é, a água com uma coloração mais escura chegar na casa do consumidor.

Ele reitera que, no momento, é imprescindível que todos adotem hábitos de consumo racional da água. A orientação é para que seja priorizado o uso na alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser feitas com a reutilização da água. “Reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas pode contribuir muito com o consumo consciente”, reforça.

O reúso dessas águas pode ser feito na limpeza externa, no vaso sanitário e na rega de hortas e jardins. Reduzir o tempo do banho, fechar as torneiras durante a lavagem da louça, da escovação de dentes e do barbear são ações pequenas que representam muito na economia de água.

Ao encontrar qualquer tipo de vazamento de água na rua ou identificar qualquer tipo de problema com o abastecimento, os moradores devem acionar imediatamente o Saae nos seguintes telefones: Pontal do Ipiranga (27) 3274-5230; Regência (27) 3274-1068; Povoação (27) 3274-2010; ou na sede, nos telefones (27) 2103-1311 ou 0800 7269 755.

Confira algumas orientações para reduzir o consumo:

– Neste período atividades como lavar carros e calçadas devem ser evitadas;

– Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.

– A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.

– A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.

– Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.

– Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.

– Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VitóriaNews.
Notícias Relacionadas