Prefeitura de Linhares já realizou mais de 40 mil testes de covid 19 - Vitória News
Vitória News
Olá. Detectamos que você está usando o Internet Explorer ou o Edge.

Nosso site é compativel somente com os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari ou Opera.

Use um desses navegadores caso já tenha instalado em seu dispositivo ou faça o download clicando no botão abaixo. Você será redirecionado para uma página onde poderá escolher o navegador que desejar e ele será baixado diretamente de sua página oficial de forma segura.
Clique aqui para atualizar o seu navegador
Geral
Prefeitura de Linhares já realizou mais de 40 mil testes de covid 19
Publicado por Redação VitóriaNews
Divulgação/PML

Linhares ultrapassou a marca de mais de 40 mil testes para diagnosticar a Covid-19 em toda a rede de saúde do município, desde o início da pandemia. Somente na unidade sentinela, que funciona anexo ao Pronto-Socorro do Hospital Geral de Linhares ( HGL), foram quase 30 mil atendimentos a pacientes suspeitos da Covid-19, com 14 mil testes realizados apenas nos últimos 6 meses. Os dados foram divulgados pela secretaria municipal de Saúde.

Somente no mês de dezembro, foram realizados  9.605 atendimentos na Unidade Sentinela e 4.936 pacientes foram submetidos ao teste para diagnosticar a Covid-19. Deste total, 2.189 pessoas foram diagnosticadas com o novo coronavírus, o que representa um índice de 44% de positivação.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon destaca que o Município tem trabalhado com a estratégia de ampla testagem, a maior do Espírito Santo, o que permite as equipes de saúde fazerem as barreiras pontuais de acordo com a evolução de casos. O prefeito pontua que os testes rápidos são fundamentais nesse olhar clínico sobre a doença.

“A testagem é uma das nossas principais estratégias para o enfrentamento da Covid-19. Foi uma linha que determinamos logo no começo da pandemia e que nos organizamos para executar porque garante mais eficiência às ações de combate à doença”, afirma o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, explica que a testagem garante o diagnóstico precoce  e o isolamento dos casos positivos e rastreio de contatos dos casos registrados em todo Município. “Além do distanciamento social, a ampla testagem, em pacientes suspeitos, para o diagnóstico da Covid-19  é a  maneira mais eficaz para diminuir a disseminação do vírus enquanto ainda não há vacina disponível”, diz o secretário.

ENFRENTAMENTO ÁGIL – Para a diretora municipal da Vigilância Epidemiológica, Jackelene Ramos, a marca de mais 40 mil testes realizados no ano de 2020, em uma população de 180 mil habitantes, confirma o esforço da Prefeitura de Linhares para fazer um enfrentamento ágil e eficiente à doença.

Jackelene explica que a ampla testagem permite o mapeamento ainda mais detalhado do comportamento do vírus em Linhares, além de eventual implementação de novas medidas de isolamento, acompanhamento e intervenção.

“As pesquisas sorológicas ajudam na investigação de um surto em andamento e na extensão da epidemia em determinado território”, afirma a diretora da Vigilância Epidemiológica. “Essa ferramenta para auxílio no diagnóstico ajuda a manter a indicação do isolamento de pessoas com síndromes gripais, autoriza retorno de servidores às atividades laborais e traça um perfil da fração da população para subsidiar políticas públicas”.

Ela também pontua que a estratégia da ampla testagem adotada pela Prefeitura, é de extrema importância, pois garante que o Município consiga diagnosticar o maior número de pacientes doentes e agir com as medidas de contenção para a não propagação da doença.

 

Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VitóriaNews.
Notícias Relacionadas