Comitê de italianos emite nota oficial para apoiar o tombamento definitivo de Santa Teresa - Vitória News
Vitória News
Olá. Detectamos que você está usando o Internet Explorer ou o Edge.

Nosso site é compativel somente com os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari ou Opera.

Use um desses navegadores caso já tenha instalado em seu dispositivo ou faça o download clicando no botão abaixo. Você será redirecionado para uma página onde poderá escolher o navegador que desejar e ele será baixado diretamente de sua página oficial de forma segura.
Clique aqui para atualizar o seu navegador
Geral
Comitê de italianos emite nota oficial para apoiar o tombamento definitivo de Santa Teresa
Publicado por Redação VitóriaNews
Foto: José Carlos Zamprogno

O Comitê dos Italianos no Exterior (Com.it.ES), um colegiado vinculado ao Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro, emitiu Nota Oficial para manifestar apoio ao tombamento definitivo do Sítio Histórico de Santa Teresa (ES), a primeira cidade fundada por italianos no Brasil.

O Comitê dos Italianos no Exterior ou Comitati degli italiani all'estero é instituído por decreto pelo ministro degli Affari Esteri e o corpo do colegiado é eleito através de uma eleição direta, pelos cidadãos residentes nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo com mandato cinco anos.

O documento foi assinado no final de agosto último por Rita de Cássia Bortoluzzi Herzog, Cilmar Cesconetto Franceschetto (foto), João Otávio De Carli e Fernanda Auxiliadora Coutinho.

Na nota, os membros do Com.it.ES) manifestam seu apoio ao tombamento do sítio histórico da sede da cidade de Santa Teresa, a primeira fundada por italianos no Brasil e destacam a importância desse tombamento, “fruto da luta de muitas décadas pelos moradores do município e, de modo geral, por todos os capixabas, diante da importância, para a memória do Espírito Santo, da preservação desse importantíssimo patrimônio arquitetônico da cultura de imigração italiana no Estado”. Os membros do colegiado alegam que o tombamento irá impedir “a descaracterização, ou mesmo a demolição de imóveis centenários”.

No mesmo documento foi destaco que a cidade de Santa Teresa é reconhecida por Lei Federal como a primeira cidade fundada por italianos no Brasil. É lembrado ainda que, devido à sua importância cultural, “a preservação do sítio histórico torna-se fundamental, não somente em nível local, mas para o Estado do Espírito Santo, para o Brasil e para a Itália”.

LUCRO X DESPROTEÇÃO – O documento do colegiado que representa os italianos ainda reconhece que, em pleno século XXI, não é admissível que "em nome do progresso", ou pensando-se apenas na obtenção do lucro, esses importantes registros da história fiquem desprotegidos. A entidade apóia que o sítio histórico fique protegido para as atuais e para as futuras gerações.

No final da nota fazem uma solicitação aos órgãos competentes para que ofereçam alternativas de apoio aos moradores e comerciantes, que serão diretamente contemplados pelo tombamento, “para que os mesmos possam continuar com suas atividades e ao mesmo tempo possam contribuir para a preservação desse importante sítio histórico.

X
Olá! Faça seu cadastro no VitóriaNews.
{{app_feedback}}
{{getTitulo}}
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentando como
{{dados_login.nome}}
Sair
{{app_feedback_comment}}
{{comentario.nome}}
{{comentario.comentario}}
Notícias Relacionadas