sexta-feira, 12 agosto, 2022
em conformidade com o que estabelece a junta comercial do es - jucesspot_img

PF faz operação contra fraude e lavagem de dinheiro em 13 estados

RIO- A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira, a “Operação Trevo” para investigar um esquema de fraude e lavagem de dinheiro em 13 estados do país. Segundo o portal de notícias G1, a PF informou que o esquema teria movimentado cerca de R$1 bilhão. Os criminosos operavam por meio de loterias estaduais que repassavam o dinheiro arrecadado a entidades filantrópicas de fachada, fazendo com que a quantia retornasse ao grupo. Além da denúncia por fraude e lavagem de dinheiro, também são acusados de práticas do jogo do bicho, distribuição de máquinas caça- níqueis e emissão de bilhetes de loteria como título de capitalização.

A empresa pernambucana “O Pernambuco dá sorte” é suspeita de ser a cabeça do esquema. Nesta quarta-feira, pela manhã, a polícia foi à sede da empresa, na Zona Oeste de Recife, para analisar documentos. As esquipes da PF visitarão ainda hoje outros quatro endereços residenciais na capital de Pernambuco. Os estados do Rio Grande do Sul, Alagoas, Amazonas, Goiás, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Espírito Santo, Pará, Piauí e Minas Gerais também são alvo da operação. Pelo menos oito lotéricas serão vistoriadas pela polícia.

De acordo com a PF, o dinheiro arrecadado na compra de títulos de capitalização, que deveria ser destinado à entidades filantrópicas, acabava indo para a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), em Belo Horizonte, uma instituição de fachada que retornava o dinheiro à empresa.

A PF irá cumprir 24 mandados de prisão preventiva e 12 mandados de prisão temporária, além de 57 de busca e apreensão. Outros 47 mandados de sequestro de bens, entre eles veículos de luxo, também estão no cronograma da operação. Segundo o G1, os acusados irão para a sede da polícia federal no Recife.

POSTAGENS RECENTES

EDITORIAS

Relacionadas