O Sambão do Povo receberá nesta quarta-feira (5), a partir das 20 horas, a alegria da Escola de Samba Novo Império, do bairro Caratoíra, para o seu ensaio técnico preparativo para o desfile oficial do Carnaval de Vitória 2014, que acontecerá no dia 21 de fevereiro (sexta-feira). A entrada é gratuita. A escola, das cores azul, rosa e branco, aposta na comédia para garantir o acesso para o Grupo A.
“A Novo Império vai brigar pelo Grupo A. Para isso, apresentará um carnaval divertido, muito colorido, com foco nas comédias, e isso vai dar certo”, avisa o diretor de Carnaval e vice-presidente da agremiação, Francisco Spala (Chico), referindo-se ao regulamento da folia, que prevê que a primeira colocada do Grupo B sobe para a elite (A).
Segundo ele, para o ensaio técnico, a escola levará passistas, bateria, destaques, baianas, alas coreografadas, além da comissão de frente. Com o enredo “Se a arte imita a vida, com uma máscara eu posso sonhar, assistam o que uma comédia pode causar”, de autoria de Anderson Luppi, a Novo Império promete envolver o público no mundo fantástico da comédia na televisão, no cinema e teatro de revista.
O samba é assinado pelos compositores Arthur Nicolau da Conceição e Gabriel Nicolau da Conceição, tendo como intérpretes Tim Santos, Luiz Lolo e Adelson Silva (Dé). Diz o refrão: “Pierrôs, colombinas… Vão sambar/Quem tá aí é o Chacrinha… Vem pra cá/ Liga TV meu bem, o show vai começar/Como era bom ver a Dercy representar”.
A Novo Império desfilará com 1,4 mil e quatro carros alegóricos. A bateria, dirigida pelo mestre Marcelino Montenegro, contará com 120 ritimistas. A escola foi fundada em 1956 e coleciona os títulos de campeã de 1978, 1980, 1985, 1987, 1988 e 1989.
Ensaios
Os ensaios técnicos tiveram início na segunda-feira (3) com a Escola de Samba Unidos de Barreiros, seguindo com a Independente de São Torquato, nesta terça (4). Nesta quinta-feira (6), ensaia a Imperatriz do Forte e a Andaraí fecha os ensaios técnicos do Grupo B na sexta-feira (7). O desfile oficial das escolas de samba acontece entre os dias 20 e 22 de fevereiro, no Sambão.
Regulamento
As escolas do Grupo A disputam entre si o título de campeã do Carnaval. A última colocada cai para o Grupo B. As agremiações do Grupo B brigam por uma vaga no Grupo A e apenas a campeã sobe para a elite. Já a última colocada desce para o Grupo de Acesso. Já a campeã do Grupo de Acesso sobe para o Grupo B.
Ensaios técnicos
Grupo B
Dia 5 (quarta-feira) – Novo Império
Dia 6 (quinta-feira) – Imperatriz do Forte
Dia 7 (sexta-feira) – Andaraí
Grupo A
Dia 10 de fevereiro (segunda-feira) – Unidos da Piedade
Dia 11 (terça) – Unidos de Jucutuquara
Dia 12 (quarta) – Boa Vista
Dia 13 (quinta) – Pega no Samba
Dia 14 (sexta) – Mocidade Unida da Glória (MUG)