quarta-feira, 29 junho, 2022
em conformidade com o que estabelece a junta comercial do es - jucesspot_img

Síria: Genebra 2 é um “início muito modesto, mas é um início”, diz ONU

A Conferência de Paz Genebra 2 sobre a Síria é um “início muito modesto, mas é um início” para o fim dos conflitos no país, afirmou hoje (31) o mediador da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Liga Árabe, Lakhdar Brahimi, ao final da primeira rodada de negociações entre a oposição e o regime de Bashar Al Assad.

“Acho que existem alguns elementos que podem significar um começo, um início sobre o qual podemos construir”, disse Lakhdar Brahimi, destacando que observou alguns pontos de convergência entre as duas partes. O mediador insistiu no fato de os dois lados rivais terem estado sentados à mesma mesa pela primeira vez, em quase três anos de guerra civil.

O mediador da ONU indicou que a segunda rodada de negociações entre as autoridades sírias e a oposição deve começar no dia 10 de fevereiro. “Sugeri retomar [as negociações] com base em uma agenda acordada, para um novo encontro em 10 de fevereiro. A delegação do regime disse que precisava consultar Damasco”, disse Brahimi.

O porta-voz da oposição síria na conferência de paz, Louai Safi, avaliou que o regime sírio foi “obrigado a negociar” com os opositores. “Hoje, o regime é obrigado a negociar com uma delegação que representa as expectativas do povo sírio”, disse.

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, pelo menos 1.870 pessoas foram mortas no país desde o início das negociações de paz na Conferência Genebra 2, entre 22 de janeiro e esta madrugada. O conflito na Síria já deixou mais de 130 mil mortos desde março de 2011, segundo as Nações Unidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POSTAGENS RECENTES

EDITORIAS

Relacionadas