domingo, 26 junho, 2022
em conformidade com o que estabelece a junta comercial do es - jucesspot_img

Sem chuva, Sabesp divulga nota pedindo economia de água à população da Grande SP

SÃO PAULO – A Sabesp, companhia de água e saneamento básico do governo de São Paulo, divulgou nesta segunda-feira uma nota pedindo que a população da Grande São Paulo economize água, em razão do menor nível dos últimos dez anos do Sistema Cantareira, formado por represas ao Norte da região metropolitana da capital paulista e que abastece 8 milhões de pessoas. Para a estatal, que espera precipitações a partir da segunda semana de fevereiro, o risco de racionamento, por ora, está descartado.

“A falta de chuvas em dezembro – o menor índice dos últimos 84 anos – agravou o problema, deixando o sistema com apenas 24% da capacidade. Neste momento é muito importante a sua colaboração. Economize água”, diz a nota, que pede ainda que a população “tome banhos rápidos, não lave carros e calçadas com mangueira e ensaboe toda a louça antes de enxaguar”. O nível nesta terça-feira de armazenamento baixou um ponto percentual; está em 23%.

Segundo a meteorologista Josélia Pegorin, da Climatempo, há 10 anos, em 28 de janeiro de 2004, o armazenamento era de apenas 4,5% no Sistema Cantareira. Ela ressalta que não há previsão de chuva forte para os próximos 10 dias na região.

– A falta de chuva em dezembro de 2013 e em janeiro de 2014 teve um impacto negativo muito forte para a atual deficiência de água no Cantareira. O calor intenso tem mantido a evaporação elevada. A matemática é simples: a quantidade de chuva que vem caindo sobre o Cantareira não está conseguindo repor a perda pela evaporação – diz Josélia.

Em 28 de janeiro de 2010, de acordo com a Climatempo, as represas do Sistema Cantareira, atingiram 99% de sua capacidade de armazenamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POSTAGENS RECENTES

EDITORIAS

Relacionadas