quarta-feira, 29 junho, 2022
em conformidade com o que estabelece a junta comercial do es - jucesspot_img

Partido governista vence tumultuada eleição em Bangladesh

DACA – O partido governista de Bangladesh, Liga Awami, venceu as eleições mais violentas da História do país em meio a enfrentamentos na rua, baixo comparecimento dos eleitores e um boicote da oposição. O caos e a estagnação econômica podem gerar mais violência no empobrecido país de 160 milhões de pessoas.

Nesta segunda-feira, confrontos mataram ao menos três pessoas em Dohar, nos arredores da capital, de acordo com informações da polícia. Pelo menos 18 pessoas morreram no domingo, quando a polícia disparou contra manifestantes e ativistas da oposição que atearam fogo em mais de 100 centros de votação.

– Passamos o dia com medo e ansiedade – afirmou Abdur Rahman, contador e residente na capital, Daca, onde os soldados patrulhavam as ruas na segunda-feira.

A Liga Awami ganhou 232 dos 300 assentos, informou a Comissão Eleitoral nesta segunda-feira, muito mais do que os 151 necessários para formar um governo. Devido ao boicote da oposição, cerca de metade dos assentos não tiveram nenhum adversário, o que permitiu à Liga Awami acumular muitas vitórias.

Os confrontos políticos da nação asiática ocorrem há várias décadas, uma batalha pelo poder entre a primeira-ministra Sheikh Hasina e Khaleda Zia, líder da oposição. O país tem sido governado por essas duas mulheres, ambas de famílias politicamente poderosas, por quase 22 anos.

A oposição havia exigido a renúncia da primeiro-ministra Hasina para que um governo interino pudesse supervisionar as eleições, alegando que a premier poderia manipular as eleições, algo que o governo nega.

A votação aumenta agora a pressão sobre o governo para dialogar com a oposição. Os problemas também podem levar à radicalização de uma área estratégica no sul da Ásia, segundo analistas.

O comparecimento às urnas foi de apenas 22%, de acordo com fontes eleitorais, que pediram para não ser identificadas, devido à sensibilidade da questão. Na última disputa, em 2008, o comparecimento foi de 87%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POSTAGENS RECENTES

EDITORIAS

Relacionadas