sábado, 2 julho, 2022
em conformidade com o que estabelece a junta comercial do es - jucesspot_img

No Twitter, Dilma comemora resultado de desemprego: ‘números impressionantes’

RIO – A presidente Dilma Rousseff comemorou os números de desemprego divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE. Segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) a taxa nas seis maiores regiões metropolitanas fechou o ano em 5,4%, menor nível em dez anos. Dilma classificou os números como “impressionantes”, comparando os resultados atuais aos de 2003, ano em que o PT assumiu o governo.

“É o retrato de um país que vem criando oportunidades de emprego. Os números são impressionantes quando analisados ao longo do tempo”, escreveu a presidente, que dedicou sete postagens na rede de microblogs ao assunto.

Sempre comparando dados de 2003 e de 2013, Dilma destacou pontos como o crescimento da parcela de trabalhadores com carteira assinada (que saltou de 39,7% para 50,3%), pessoas ocupadas que contribuem para a previdência (61,2% para 74,4%) e o aumento do nível de ocupação de jovens entre 18 e 24 anos (53,8% para 59,2%).

A presidente também comemorou a melhoria dos indicadores de desigualdade, com o aumento do rendimento dos negros, de 51,4%, superando a alta média, de 29,6%. Mesmo assim, trabalhadores de cor preta ou parda ainda ganhavam, no ano passado, 57,4% do rendimento de trabalhadores da cor branca, segundo o IBGE.

Apesar da mínima histórica, a baixa taxa de desemprego pode ser explicada pela redução do número de pessoas que buscam emprego. De acordo com a PME, a parcela dos que não trabalham, nem procuram emprego cresceu 1,6% no ano passado, mais que o contingente de pessoas em idade para trabalhar (aumento de 1%).

A PME é elaborada com base em números das regiões metropolitanas de Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador. O levantamento deve ser complementado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, baseada em números nacionais. A primeira edição da nova pesquisa revelou taxa de desemprego de 7,4% no terceiro trimestre do ano passado, acima do registrado no mesmo período pela PME.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POSTAGENS RECENTES

EDITORIAS

Relacionadas