RIO – Policiais da 13ª DP (Ipanema) identificaram July Bernardes Vasconcellos Reis, a Mel ou Ágata, 29 anos, como a namorada de Pablo Lucas Faria, que confessou ter pichado a estátua de Carlos Drummonde de Andrade, no dia 25 de dezembro. July aparece nas câmeras de segurança na Avenida Atlântica, em Copacabana, em companhia de Pablo, durante o ato de vandalismo. De acordo com nota enviada pela PM, July responde a inquéritos por homicídio e outros crimes.
Os inquéritos policiais por homicídio, tentativa de homicídio e lesão corporal foram registrados na 24ª DP (Piedade) e 30ª DP (Marechal Hermes).
Pablo se apresentou, nesta segunda-feira, à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), acompanhado de advogado. Segundo informações da 13ª DP, July seria namorada dele há bastante tempo, residindo, inclusive, na mesma casa. Fotos de July foram apresentadas aos vizinhos de Pablo, que foram unânimes em dizer que ela era presença constante no apartamento do autor. O relato das testemunhas contradiz o que foi dito por Pablo em depoimento à polícia.
Em entrevista, os familiares de July alegaram que não têm contato com a acusada há anos, e que a reconheceram quando viram imagens de TV. Os agentes estão à procura de July, monitorando endereços e locais onde ela costura frequentar.