quinta-feira, 7 julho, 2022
em conformidade com o que estabelece a junta comercial do es - jucesspot_img

Manifestantes dão ultimato a governo na Ucrânia

KIEV – Uma densa fumaça negra de pneus queimados transforma a paisagem do centro da capital ucraniana, Kiev, enquanto o ultimato emitido pela oposição ao presidente para convocar eleições antecipadas se aproxima de expirar sem nenhum sinal de acordo. Os três principais líderes da oposição exortaram os manifestantes na quarta-feira a se absterem da violência por 24 horas até que o ultimato ao chefe de Estado ucraniano, Viktor Yanukovych, chegue ao fim.

O ex- campeão mundial de boxe Vitali Klitschko, um dos líderes da oposição, deu um prazo de 24 horas para Yanukovich convocar eleições antecipadas, e exigiu mais uma reunião com o presidente nesta quinta-feira. Caso isso não aconteça, disse ele, a oposição vai “partir para o ataque”. Ele foi recebido com fortes aplausos pela multidão que se concentrava na Praça da Independência, o centro dos protestos.

– Se tivermos que lutar, eu vou lutar junto com você. Se tivermos que enfrentar balas , vou enfrentar balas – disse Klitschko à multidão .

As manifestações geralmente pacíficas contra a decisão de Yanukovych de não assinar acordo com a UE em novembro ganharam contornos de violência no domingo, quando manifestantes marcharam em direção a edifícios públicos.

Desde então, o centro de Kiev transformou-se em um campo de batalha, com manifestantes atirando bombas incendiárias e pedras contra a polícia, que revidaram com bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo e balas de borracha. A morte de três manifestantes na quarta-feira alimentou temores de mais violência.

Dois homens morreram por ferimentos de bala , de acordo com a Procuradoria-Geral da Ucrânia, enquanto o terceiro morreu depois de cair de um telhado, enquanto lutava contra a polícia. Manifestantes relatam que dezenas de pessoas foram gravemente feridas durante os confrontos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POSTAGENS RECENTES

EDITORIAS

Relacionadas