BRASÍLIA – O governador do Distrito Federal Agnelo convocou a cúpula da segurança pública do Distrito Federal para uma reunião, às 11, nesta sexta-feira, para discutir ações para conter a onda de violência no DF. Na noite de ontem, o comitê de segurança também se reuniu com o governador para para tratar do assunto.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do DF, 63 homicídios foram registrados no DF nos primeiros 29 dias de janeiro , contra 49 no mês em 2013.
O número de roubos, furtos, assaltos e crimes contra o patrimônio no Distrito Federal aumentou 22%. Em 2013, o índice de homicídios foi de 25,4 casos por 100 mil habitantes.
Desde outubro, os PMs do DF deflagraram uma operação tartaruga. Para cobrar reajuste salarial, eles inclusive colocaram outdoor na cidade.
O Jornal Nacional mostrou ontem a revolta dos moradores com a violência. A família de Leonardo Almeida Monteiro, 29 anos, morto em frente ao prédio onde morava está inconformada. Ele chegava em casa, às 21h, em Águas Claras, quando dois assaltantes atiraram depois que ele correu. Os bombeiros tentaram reanimá-lo, mas não conseguiram.