sábado, 2 julho, 2022
em conformidade com o que estabelece a junta comercial do es - jucesspot_img

Enem 2013: Inep divulga maiores e menores desempenhos no exame

RIO – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os desempenhos máximo e mínimo em cada uma das quatro áreas do conhecimento avaliadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. Em Matemática e suas tecnologias a nota máxima foi de 971,5, enquanto o menor desempenho foi de 322,4 pontos. Ciências da Natureza registrou a nota máxima de 901,3 e a menor foi de 311,5. Em Ciências Humanas o desempenho máximo chegou a 888,7 e o mínimo ficou em 299,5. Já a prova de Linguagens e Códigos teve como nota mais alta 813,3 pontos e a menor pontuação ficou em 261,3.

Desde 2009, a proficiência dos participantes do Enem é calculada por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). No sistema da TRI a nota mínima não é zero e a nota máxima não é 1000. Além de estimar as dificuldades dos itens e as proficiências dos participantes, essa metodologia permite que os itens de diferentes edições do exame sejam posicionados em uma mesma escala. Cada uma das quatro áreas do conhecimento avaliadas no Enem possui uma escala própria.

Para cada uma das quatro áreas do conhecimento avaliadas no Enem, as notas mínimas e máximas são diferentes. Isso ocorre porque os valores de mínimo e máximo dependem do nível de dificuldade das questões da prova. Como as questões não são as mesmas em cada edição, sempre haverá notas mínimas e máximas diferentes ao longo dos anos.

Com o objetivo de facilitar o entendimento dos estudantes e sociedade quanto à metodologia de cálculo das proficiências no Enem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) criou o mapa de itens do exame. Por meio do sistema online, os interessados podem acessar itens das provas, explicações sobre o cálculo da nota e entender como ocorre a variação da complexidade dos itens ao longo da chamada escala de proficiência. Confira aqui o guia do Inep que explica o cálculo da nota do Enem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POSTAGENS RECENTES

EDITORIAS

Relacionadas