RIO – A diretora e roteirista de “O piano” (1993) – filme ganhador de três Oscars -, Jane Campion foi escolhida para ser presidente do júri da edição 2014 do festival de Cannes. A neozelandesa ocupa o cargo, que, no último ano, pertenceu a Steven Spielberg. A notícia foi divulgada, na manhã desta terça-feira, pelo site oficial do evento, que acontece entre 14 e 25 de maio na cidade francesa.
“Desde a primeira vez que fui a Cannes levando meus curtas em 1986, tive a oportunidade de ver o festival de diferentes perspectivas e a minha admiração só aumentou. Em Cannes, eles combinam e celebram o glamour da indústria, as estrelas, as festas, as praias, os negócios, enquanto mantêm rigor sobre a arte e a excelência nas novidades do cinema mundial”, disse a cineasta.
Thierry Fremaux, diretor de Cannes, comentou a escolha de Jane: “Estamos imensamente orgulhosos por Jane Campion ter aceitado nosso convite. Ela é uma daquelas diretoras que entendem perfeitamente a ideia de que é possível fazer filmes artísticos e ainda agradar ao público mundialmente”.