segunda-feira, 27 junho, 2022
em conformidade com o que estabelece a junta comercial do es - jucesspot_img

Chuvas: tendas da Saúde começam a funcionar sexta-feira em Vila Velha

Serão abertas nesta sexta-feira (03) cinco Tendas da Saúde para atendimento provisório às vítimas das enchentes dos bairros que mais sofreram com os alagamentos em Vila Velha. As tendas foram cedidas pelo Exército e foram montadas na Associação de Moradores de Araçás. A proposta é manter as tendas em funcionamento por pelo menos 30 dias, mas esse prazo poderá ser ampliado em caso de necessidade.

Assim como os militares participam dessa ação emergencial em caráter solidário, a Associação de Moradores de Araçás cedeu o espaço para o município. Desta forma, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha está mais próxima das famílias que foram seriamente afetadas pela chuva da semana que antecedeu o Natal.

As Tendas da Saúde vão funcionar das 7h30 às 17 horas, de segunda a sexta. A organização e toda a logística para a montagem da estrutura envolve o trabalho de cerca de 40 pessoas, entre servidores da Secretaria de Saúde, militares e pessoal da Associação de Moradores de Araçás. Todos os dias haverá pelo menos um clínico e um pediatra atendendo pela manhã e à tarde, além da equipe de suporte formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos.

A Unidade de Saúde de Araçás continuará sendo a referência em atendimento básico de saúde da região, além de auxiliar no transporte de mobiliário médico hospitalar, medicamentos, vacinas e insumos para as tendas.

A decisão de criar essa estrutura provisória se deve ao alto risco da população que teve contato direto com a água das enchentes contrair uma série de doenças, cujos sintomas demoram até 30 para se manifestar, a exemplo de doenças como leptospirose e hepatite A. Também é esperado um aumento nos casos de dengue, já que o mosquito transmissor da dengue se reproduz em água parada.

A prioridade de atendimento nas tendas é para crianças, gestantes e idosos, mas todos que tiveram contato com as águas da chuva podem procurar orientação médica no local. “Vamos oferecer não só consultas médicas, mas também a dispensação de medicamentos e a coleta de material para exames de laboratório se assim for necessário e solicitado pelo médico. Importante destacar que as tendas têm caráter provisório e não foram montadas para funcionar como Pronto Atendimento. Os PA’s de referência de Vila Velha continuam sendo o PA da Glória e o PA de Cobilândia. Porém, as tendas terão a capacidade de absorver uma demanda que é esperada após esse período de chuva intensa em Vila Velha”, explicou a Secretária de Saúde, Andréia Passamani Corteletti.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POSTAGENS RECENTES

EDITORIAS

Relacionadas