quinta-feira, 7 julho, 2022
em conformidade com o que estabelece a junta comercial do es - jucesspot_img

Ano passado foi o sétimo mais quente da História

RIO – O ano passado empatou com 2009 e 2006 como o sétimo mais quente desde 1880, segundo o Instituto Goddard de Estudos Espaciais (Giss), da Nasa.

Com a exceção de 1998, os dez anos mais tórridos desde o início dos registros ocorreram desde 2000, sendo 2005 e 2010 os de temperatura mais elevada.

O instituto americano, que analisa a temperatura da superfície global, alerta para a tendência de aquecimento do planeta nas últimas décadas.

Em 2013, a temperatura média da Terra foi de 14,6 graus Celsius – 0,6 grau Celsius maior do que a registrada em meados do século passado. A temperatura global média cresceu 0,8 grau Celsius desde 1880.

– As tendências de longo prazo que observamos na temperatura da superfície são incomuns, e 2013 é mais uma evidência das mudanças climáticas em curso – ressalta o climatologista Gavin Schmidt, do Giss. – Embora um ano ou uma temporada possam ser afetados por eventos climático aleatórios, esta análise mostra a necessidade de monitoramento contínuo e de longo prazo.

Para os climatologistas, um ano não será necessariamente mais tórrido do que o anterior. No entanto, estima-se que a cada década a temperatura média do planeta será maior.

A presença de dióxido de carbono, um gás de efeito estufa, é maior hoje do que nos últimos 800 mil anos. Suas emissões devem-se principalmente à queima de combustíveis fósseis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POSTAGENS RECENTES

EDITORIAS

Relacionadas