Fuvest vai unificar vestibular dos cursos de medicina da USP

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A USP (Universidade de São Paulo) anunciou que a partir do próximo vestibular vai unificar a seleção para os interessados em cursar medicina nos campi de São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru. O objetivo principal é dar mais opções para os candidatos.

Até o ano passado, só era possível a escolha de uma das unidades no momento da inscrição. Quem escolhesse a opção medicina São Paulo, por exemplo, não podia concorrer nas outras duas.

Na Fuvest 2025, cujas provas acontecem neste ano, o estudante poderá se inscrever na carreira medicina e depois selecionar, na ordem, os campi de preferência: São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru. Caso não passe na primeira escolha, ainda estará concorrendo nas outras duas.

Esse sistema já funciona para outras carreiras na USP. Odontologia, por exemplo, já tinha vestibular unificado para os três campi.

Outra novidade é em relação às provas de conhecimento específico na segunda fase do vestibular. Até agora, as unidades da capital e de Bauru tinham apenas questões de três disciplinas, enquanto quem quisesse estudar em Ribeirão Preto fazia avaliação com quatro disciplinas. Com a alteração, a prova unificada terá questões de biologia, física, química e geografia.

Tradicionalmente, o curso de medicina é o mais disputado da USP. Na relação de candidatos por vaga do vestibular 2024, o curso ocupou os três primeiros lugares. Em São Paulo, liderou com 117,7 candidatos por vaga, seguido de medicina em Ribeirão Preto, com 86,6, e em Bauru, com 78,2.

A partir da Fuvest 2025, o número total de candidatos inscritos na carreira será dividido pelo número de vagas disponíveis nas três unidades. Levando-se em conta a Fuvest 2024, o número de candidato por vaga seria 101,4.

A novidade também deverá alterar a nota de corte na prova de primeira fase do vestibular. Na Fuvest 2024, as carreiras de medicina em São Paulo e em Ribeirão Preto tiveram maior nota de corte em ampla concorrência, com 79 pontos cada, seguidas de medicina em Bauru, com 77 pontos.

A decisão de unificar a seleção do curso de medicina foi tomada após reuniões entre o Conselho Universitário e cada unidade.

“Trata-se de uma medida muito boa aos candidatos que pretendem cursar na USP. Podem fazer três opções, ao invés de se dirigirem desde logo a um curso. É um avanço notável”, diz Gustavo Monaco, diretor executivo da Fuvest.

Os detalhes da mudança do vestibular serão publicados no edital, que deve sair no segundo semestre

CANDIDATOS DO ENEM E DO PROVÃO PAULISTA

Além do vestibular da Fuvest, os candidatos contam com outras duas opções para concorrer a um curso na USP: o Enem-USP, que utiliza a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio, e o Provão Paulista, que é realizado pelos estudantes das escolas públicas paulistas.

No entanto, o estudante que se inscrever em medicina na Fuvest não poderá escolher a mesma carreira no Enem-USP nem no Provão. Nesses, terá de disputar cursos diferentes.

Compartilhe: