Fuvest reavalia questão da prova após cursinhos indicarem erro no gabarito

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Fuvest reavalia uma questão de literatura da primeira fase do vestibular realizado no último domingo (17) após professores apontarem possível erro no gabarito oficial.

Ao menos três cursinhos preparatórios de vestibular discordaram da alternativa considerada como correta. Após a repercussão da correção do exame, a Fuvest informou ao UOL nesta segunda-feira (18) que está analisando os comentários feitos.

A questão 42, da prova V4, propunha uma reflexão sobre personagens de Machado de Assis e de Eça de Queirós. O candidato deveria, então, analisar possíveis semelhanças ou diferenças de Rubião, da obra Quincas Borbas (1891), e Gonçalo, de A Ilustre Casa de Ramires (1900).

No gabarito divulgado pela Fuvest, a alternativa certa é a ”D”. A opção afirmava que os dois protagonistas ”comprometem-se com a superação dos atrasos civilizacionais de seus países. Apesar de terem destinos diferentes, confrontam-se com o descompromisso de suas respectivas sociedades quanto às transformações sociais e econômicas”.

As redes Objetivo, Anglo e Poliedro argumentam que não é possível aceitar essa afirmação. ”A alternativa D é difícil de ser defendida, uma vez que nem Rubião nem Gonçalo mostram empenho em superar o atraso civilizacional do Brasil e de Portugal”, explicou o Poliedro em correção paralela.

Para o Objetivo, não há nenhuma alternativa que contemple corretamente o que pede o enunciado. Já para o cursinho Anglo e para o Poliedro, a letra ”A” seria a apropriada: ”representam, respectivamente, a ascensão política da burguesia brasileira durante a segunda metade do século XIX e a decadência da aristocracia portuguesa no mesmo período”.

Até a noite desta terça-feira (19), a Fuvest receberá os recursos das questões, que serão avaliados pelas bancas. Apenas após esse processo, haverá confirmação ou retificação de um gabarito. Então, teremos uma atualização mais para o final da semana

Comunicado da Fuvest

A Fuvest divulgou os cadernos de provas. Mudanças climáticas, igualdade de gênero e povos originários foram alguns dos temas abordados. Clique nos links abaixo para visualizar.

Prova Tipo V1Prova Tipo V2Prova Tipo V3Prova Tipo V4Prova teve menor taxa de abstenção da história na 1ª fase

O exame registrou um número de abstenção de: 7,48%. Dos 107.333 inscritos, 8.031 não compareceram à prova. A taxa foi de 8,68% em 2023.

Isso indica uma maior taxa de efetividade entre o número de inscrições e as provas realizadas. Basta pensar que, neste ano, foram 1500 ausentes a menos em comparação com a primeira fase do ano passado

Gustavo Monaco, diretor executivo da Fuvest

Prova foi aplicada na capital e em outras 31 cidades da região metropolitana e do interior de São Paulo. O exame da primeira fase tem 90 questões de múltipla escolha das disciplinas: biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química. Algumas delas serão interdisciplinares.

Novidade para a próxima edição. Monaco anunciou que a Fuvest terá atendimento para alunos que tiverem problemas de ansiedade. A fundação fará uma parceria com o curso de pós-graduação de psicologia da USP.

Calendário vestibular Fuvest 2025

1ª Fase Fuvest 2025: 17/11/20242ª Fase Fuvest 2025: 15/12 e 16/12/2024Divulgação dos locais de prova da 2ª Fase e da lista de convocados para a 2ª Fase: 2/12/2024Provas de competências específicas: entre 09/12/2024 e 09/01/2025, a depender da carreiraDivulgação do resultado da Fuvest 2025: 24/01/2025

Compartilhe: