Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 08h53m
Vitória News — Um jornal de verdade
Esportes

Fonseca chega com moral na França apesar de oscilação

FolhaPress 23/05/2025 11:48

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Os tropeços de João Fonseca não abalaram as expectativas internacionais para a estreia do fenômeno brasileiro em Roland Garros. Mesmo vindo de três derrotas em sequência, o carioca de 18 anos é tratado como um dos pontos altos do Grand Slam francês pelo L'Équipe, principal jornal esportivo do país.

Senac 16 de julho — Capa (rail)

COM MORAL NA FRANÇA

Fonseca foi destacado em matérias do L'Équipe nos dois últimos dias. Primeiro, antes do sorteio, o brasileiro foi citado como um dos jogadores que os cabeças de chave do torneio queriam evitar. Depois, com a definição das chaves, o jornal disse que a partida do atual número 65 do ranking é uma das imperdíveis da primeira rodada da chave principal.

Ele foi descrito como uma das grandes atrações da edição: "Poucos podem resistir a ele". A publicação ponderou que Fonseca está "menos eficiente do que o esperado" em sua gira pelo saibro europeu, mas citou os feitos do brasileiro no ano e afirmou que ele é perigoso quando seu "jogo poderoso é colocado em prática".

SESC PICASSO

Fonseca é uma das atrações deste Roland Garros. No entanto, ele é "apenas" o 65º do mundo. Mas João Fonseca tem somente 18 anos e já conquistou algumas coisas fantásticas este ano: ele surpreendeu a todos ao vencer Andrey Rublev em três sets no Aberto da Austrália, depois faturou o ATP 250 em Buenos Aires e dominou Humbert em Miami.L'Équipe, sobre Fonseca, antes do sorteio

Menos eficiente do que o esperado no saibro europeu —eliminado na primeira rodada em Estoril e Roma, e na segunda rodada em Madri—, o brasileiro provavelmente chegará a Paris com menos expectativas do que o esperado. Mas não será um presente para ninguém [no sorteio. Porque quando seu jogo poderoso é colocado em prática, poucos podem resistir a ele.

CONTADOR - BONUS

O brasileiro, que vai encarar logo um cabeça de chave, teve seu jogo projetado pelo jornal como um dos mais quentes da primeira rodada. Fonseca encara Hubert Hurkacz, ex-número 6 do mundo e atual 31º. Para o L'Équipe, o polonês não poderia ter recebido um sorteio pior.

Hubert Hurkacz dificilmente poderia esperar um sorteio pior. Cabeça de chave nº 30, o polonês de 28 anos enfrentará o jovem João Fonseca, 65º do mundo, em Paris. Saindo do qualificatório em Melbourne e derrotando Andrey Rublev na primeira rodada do Australian Open, o brasileiro de 18 anos tem tudo para preocupar o gigante polonês (1,96m), embora não tenha brilhado desde sua chegada em solo europeu (1 vitória, 3 derrotas). Este será o primeiro duelo deles, provavelmente em uma quadra grande.L'Équipe, sobre Fonseca, após o sorteio

João também ganhou holofotes no site oficial de Roland Garros. O portal do torneio elencou a partida do brasileiro contra Hurkacz como "must see", ou seja, uma das mais aguardadas da rodada inicial.

Anuncio - Raimundo - Bonus

Todos os olhares estarão voltados para o brasileiro João Fonseca, o prodígio de 18 anos que atrai multidões por onde passa no circuito ultimamente. O fenômeno de 1,88 m tem apenas 36 partidas em nível de torneio --exatamente o número de vitórias que Hurkacz (36-27) conquistou em torneios majors. O que falta em experiência ao carioca, ele tentará compensar com entusiasmo -e uma potência de cair o queixo, que ele esbanja.Site oficial de Roland Garros

JOÃO DE VOLTA À QUADRA

João tem recorde positivo no ano, mas emenda três derrotas seguidas pela primeira vez. Até o momento, Fonseca venceu 23 e perdeu oito duelos em 2025 —considerando apenas jogos do circuito ATP, sua campanha é de 10/7. Com resultados aquém do esperado por sua ascensão meteórica, o brasileiro tem em Roland Garros a sua última chance de impressionar nesta temporada do saibro na Europa.

O dia e o horário da primeira partida de Fonseca em Roland Garros ainda serão confirmados. A chave principal do Grand Slam da França começa no domingo.

Compartilhe esta notícia

Notícias Relacionadas