SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Fernando Meirelles, diretor de “Cidade de Deus”, vai co-dirigir El Abuso, série sobre a fuga da prisão, em 1971, do ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica e mais cem prisioneiros políticos. Ele trabalha com Cesar Charlone, cineasta por trás de “A Sociedade da Neve” e “Feliz Ano Velho”. A informação é da revista americana Variety.
Baseada no livro “La Fuga de Punta Carretas” de Eleuterio Fernandéz Huidobro, a série conta a história real da fuga de 101 prisioneiros políticos membros da guerrilha urbana Tupamaros e encarcerados pela ditadura uruguaia, dos quais Pepe Mujica fazia parte. Ele liderou o Uruguai de 2010 a 2015.
“Em um tempo onde o mundo estava profundamente dividido, essa fuga de prisão simbolizava liberdade para uma região inteira”, afirmou Charlone à Variety.
A série também vai abordar o sequestro e assassinato de Dan Mitrone, agente do serviço secreto americano e colaborador dos governos ditatoriais do Uruguai e do Brasil.
Ela será protagonizada por Enzo Vogricinc, vencedor do prêmio Platino por sua atuação em “A Sociedade da Neve”. A série de oito episódios está sendo adaptada por Mariana Santángelo, de “En La Puta Vida”.
“‘El Abuso’ tem sido um projeto apaixonante e o resultado de anos de pesquisa rigorosa, enriquecido por relatos em primeira mão dos protagonistas, incluindo Pepe Mujica”, disse à revista Mariana Santángelo. “Estamos comprometidos em entregar uma história envolvente e autêntica de humanidade e ressonância histórica profunda.”
Ainda não foi divulgado quando a série será disponibilizada no Brasil.