O candidato à reeleição na Prefeitura de Cariacica (ES), Euclério Sampaio (MDB) está anunciando que em sua próxima gestão vai aumentar o número de escolas cívico-militares e de tempo integral. “Temos 124 unidades de ensino, com 15 escolas em tempo integral e 3 cívico-militares. Assumo o compromisso de ampliar o número de escolas cívico-militares”.
Sampaio disse que também vai aumentar o atendimento para crianças de zero a três anos e a oferta da jornada de tempo integral. “E o mais importante: colocar mais crianças na escola, construindo novas unidades em Cruzeiro do Sul, Nelson Ramos, Prolar, Bandeirantes, Morada de Santa Fé, Jardim Botânico, Vila Prudêncio e Maracanã”, acrescentou.
Ele se recorda do início da sua atual gestão, em 2021. “Encontramos a educação com poucos investimentos e nos mobilizamos para dar um choque de gestão. Deu certo: só em 2022 foram aplicados aproximadamente R$43 milhões em obras de infraestrutura em escolas e aquisição de equipamentos e materiais didáticos.”
Síntese
Ao ser solicitado para fazer uma síntese das propostas entregues ao TSE, destacando os itens inovadores para a gestão 2025-2028, deu a seguinte resposta: Além das escolas cívico-militares, destacou a criação do polo empresarial da cidade e combate a violência com políticas públicas de segurança e prevenção através dos programas sociais.
“No nosso plano de governo tem um plano robusto voltado para a juventude”, assinalou Sampaio. E continuando a síntese, falou na continuação do projeto de desenvolvimento estrutural da cidade: finalizar e construir mais passagens de nível na Av. Mário Gurgel, drenar e pavimentar ruas nas 14 regiões da cidade, criar o centro de convivência e o parque de exposição.”
E completou citando a “estruturação de equipes de saúde e fortalecimento da estratégia de saúde da família, implantar mais UBS, manter as unidades com equipamentos e insumos necessários para o bom andamento dos serviços ofertados à nossa população e inaugurar o Hospital Geral.”
Saúde
“Saúde é uma área historicamente delicada em toda grande cidade porque mexe com nosso bem mais importante: a vida. Por isso, é preciso avançar a cada dia mais: em infraestrutura, vamos implantar uma unidade no bairro Nova Rosa da Penha”, iniciou a sua resposta sobre as propostas na área de saúde.
“Vamos identificar os vazios assistenciais para a implantação de novas UBS, ampliar o horário dos serviços nas unidades básicas de saúde, aumentar o acesso e a quantidade de exames preventivos às mulheres, e ampliar a cobertura de medicamentos para 90%, bem como disponibilizar atendimentos de fisioterapia e continuar trabalhando com a bancada federal e o Governo do Estado para inaugurar o Hospital Geral”, prosseguiu.
“Nossos quatro PAs (prontos atendimentos) são regionalizados: regiões 7, 8, 1 e no Trevo – atendendo a população. Estão sendo construídas mais três unidades básicas de saúde, com previsão de mais três. Nova Rosa da Penha, por exemplo, será contemplada”, completou o item referente à saúde.
Segurança
Outro item chave em uma administração municipal, Euclério falou sobre suas propostas para a segurança em Cariacica. “É preciso lembrar à população de que foi na nossa gestão que a guarda municipal de Cariacica saiu do papel e ganhou as ruas, através da formação da sua primeira turma. Os índices de homicídio em Cariacica reduziram 34% entre 2020 e 2024”, afirmou.
“Vamos fazer mais: ampliar o efetivo da guarda, criar a gerência de inteligência municipal da guarda, ampliar operações com cães, comprar mais equipamentos e câmeras de videomonitoramento. Levando em conta que mais de metade da cidade está na zona rural, vamos criar a patrulha rural. A segurança das famílias é coisa séria. Não acredito em combater tráfico, roubos e furtos com papo. É preciso ação firme e projetos sociais, qualificação dos jovens bem como a inserção no mercado de trabalho.”, completou.
Renda
O candidato à reeleição pelo MDB foi questionado sobre os dados do IBGE, garantindo que 33,0% da população de Cariacica tem rendimento nominal mensal per capita de meio salário mínimo (R$706,00). Foi perguntado o que a Prefeitura poderá fazer para contribuir na elevação da renda de um terço da população de Cariacica?
“Sabemos que o rendimento per capita é pequeno na cidade. Para aumentar, estamos investindo em qualificação profissional, com diversos programas, incluindo para moradores com mais de 50 anos. Aumentar a renda das pessoas perpassa pelo emprego – e por isso somos a gestão que mais atraiu empresas para a cidade. Desburocratizar e melhorar o ambiente de negócios da cidade – o que me rendeu o prêmio de Prefeito Empreendedor. E vamos atrair ainda mais”, respondeu.
Turismo
Ao ser perguntado sobre seus planos para a expansão do turismo no município, para gerar renda e emprego, o Euclério iniciou a sua resposta assim: “Aproveitando o nosso potencial natural, vamos desenvolver um circuito turístico rural em Cariacica. Vamos criar uma rota ecológica pelos parques e reservas naturais, com possibilidade de desfrutar a culinária local, baseada na banana, biscoitos, queijos, geleias e os doces caseiros.”
“Vamos trabalhar com campanhas de divulgação: teremos o “Descubra Cariacica” e vamos trabalhar com rotas turísticas. Fazendo isso, vamos aproximar o turista do agroturismo, da agricultura familiar, do artesanato, e da cultura produzida no município, gerando renda. Outra novidade também será a adoção de city tour por essas rotas. Os veículos fazem o circuito por essas atrações turísticas, em dias pré-agendados, com intervalos regulares, com paradas em locais específicos, como funcionam em várias cidades do mundo”, continuou.
“E mais: vamos buscar meios para construção de um cais público para embarcações de pequeno porte na Orla, revitalizar o entorno do Vale do Moxuara, promover feiras, capacitar os atores envolvidos para receber os turistas. Sem falar no estádio Kleber Andrade, que tem um potencial enorme de receber grandes eventos”, completou.
Bairros
Ao ser perguntado sobre as principais propostas para os maiores bairros de Cariacica, como Campo Grande e Jardim América, além da histórica Cariacica-sede, Euclério respondeu: “Em Campo Grande, estamos fazendo o viaduto na avenida Mário Gurgel, principalmente para facilitar o acesso ao bairro. Além disso, estamos prevendo outras passagens de dois níveis.”
“Estamos também instalando lixeiras subterrâneas – e vamos instalar mais – e revitalizar calçadas. Além, é claro, de conscientizar a população a comprar no comércio local. Em Jardim América está prevista a conclusão da obra do complexo esportivo Hugo Viola e a expansão do Parque da Biquinha (construído em nossa gestão). Em Cariacica-Sede, vamos manter a secretaria de agricultura no bairro e o circuito de turismo da cidade vai partir do bairro”, prosseguiu.
Cultura
Euclério destacou as suas propostas para dinamizar a cultura de Cariacica. “Introduzir, em parceria com a Secretaria de Municipal de Educação, o projeto “Criança vai ao Teatro”. Investir na valorização dos artistas locais com a obrigação de contratação dos mesmos em pelo menos 50% em eventos da prefeitura onde houver contratação.
E acrescentou que quer fomentar atividades lúdicas itinerantes como: teatro de bonecos, tenda de brincar, brinquedoteca, cinema, circo, gincana, festas e outros nas praças e parques da cidade. Implantar junto com a Secretaria de Educação visitas dos alunos às sedes das bandas de congo. Apoiar as escolas de samba com intuito de permanecer o vínculo das escolas e as comunidades gerando emprego e renda
Outra proposta assinalada por ele é promover festival de música gospel, fortalecer o artesanato local, apoiar os blocos de carnavais, preservar o Teatro Frei Civitella di Trento, estimular a Lei de Incentivo à Cultura João Bananeira, realizar a restauração do Centro histórico Eduartino Silva em Cariacica Sede, criar o “Prêmio João Bananeira” através do Fundo Municipal de Cultura.
Também quer realizar a “Festa da cidade”, por ocasião do aniversário de Cariacica, realizando o Festival de Música – com artistas locais para fomentar a cena cultural, a ser realizado em Cariacica Sede. “Pensar em cultura também é pensar na juventude. Por isso vamos criar o programa Cultura Jovem, com o intuito de promover formação nas mais diversas expressões culturais e criar editais de fomento à cultura específicos para o público jovem, de forma a permitir o seu ingresso e crescimento no segmento cultural”, acrescentou.
Bem-estar animal
Para o bem-estar animal, Sampaio disser que pretende cumprir as metas das ações pactuadas pelo Setor de Zoonoses nos diversos programas do Ministério da Saúde/MS, da Secretaria Estadual de Saúde/SESA, viabilizando treinamento para os profissionais inseridos no programa para a execução das rotinas e na sua prática cotidiana, construir uma sede com consultório médico, sala de vacina, laboratório de análise, expurgo, área de isolamento, área administrativa de coordenação; e aperfeiçoar a gerência de bem-estar animal.
Com relação à construção de um hospital veterinário municipal, deu a seguinte resposta: “Infelizmente, o orçamento de Cariacica ainda não comporta um hospital veterinário, mas nem por isso vamos ficar parados: nosso plano de governo prevê, como disse anteriormente, a construção de uma clínica para primeiros atendimentos”, concluiu.