Alunos da Unidade de Engenharia do Centro Universitário visam oferecer aos cadeirantes uma nova forma de mobilidade e autonomia por meio de bike movida pelas mãos.
Inovação e inclusão são os dois principais eixos de um projeto capixaba, desenvolvido por alunos da Unidade de Engenharia da FAESA, que vem buscando proporcionar uma nova experiência a pessoas com deficiência e cadeirantes por meio da criação de uma bike acessível. O veículo adaptado é movido pela força das mãos e seguirá em desenvolvimento até o fim do ano.
A iniciativa é comandada pelo professor Pablo Amorim e conta com a participação de mais de 10 alunos do curso de Engenharia Mecânica. Dentro da disciplina Projeto Integrador, que une estudantes de diversas disciplinas na criação de um projeto comum a áreas variadas, surgiu a ideia de praticar a inovação e o compromisso com a inclusão social por meio da criação de uma bicicleta acessível. Eles começaram realizando toda a pesquisa, desenhando o formato, idealizando o funcionamento, buscando peças já existentes e realizando adaptações, até que chegaram a um modelo funcional.
“O projeto é uma forma de proporcionar aos alunos um aprendizado único, construído ativamente, que visa transformar ideias em soluções concretas para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Estamos em fase de testes, mas já chegamos a um modelo que pode ser reproduzido com um custo muito inferior a qualquer bicicleta acessível do mercado”, explica o professor Pablo.
Em fase de testes para sua finalização, o projeto vai continuar em desenvolvimento até o fim do ano, quando os participantes esperam ter um novo modelo de veículo adaptado, movido pela força das mãos, que oferece aos cadeirantes uma nova forma de mobilidade e autonomia.
Para quem está envolvido nas atividades, como o estudante Renan Costa, a iniciativa vem trazendo múltiplos benefícios. “Participar desse projeto tem sido uma oportunidade única de aplicar nossos conhecimentos em engenharia de uma maneira que impacta diretamente a vida das pessoas. É inspirador ver como a tecnologia e a criatividade podem se unir para promover a inclusão e a mobilidade para todos. Estamos empenhados em continuar aprimorando este modelo, garantindo que ele seja acessível e eficiente para os cadeirantes. Trabalhar nesse projeto tem sido uma experiência de aprendizado e crescimento pessoal e profissional, e estou orgulhoso de fazer parte dessa iniciativa”, destaca o aluno da FAESA.
A coordenadora do curso e professora, Joice Paiva Tosta, reforça que o projeto reflete o espírito da FAESA. “Formamos profissionais inovadores e socialmente responsáveis. Continuaremos apoiando iniciativas que destacam o potencial transformador da educação e o papel essencial dos nossos alunos e professores no desenvolvimento de soluções inclusivas e inovadoras”, destaca.