Neste domingo (10), a partir das 13h30 (horário de Brasília), candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) enfrentarão o segundo dia de provas, realizado simultaneamente em todos os estados e no Distrito Federal, abrangendo 1.753 municípios. No segundo e último dia de aplicação do Enem 2024, os estudantes terão cinco horas para responder a 90 questões de múltipla escolha sobre matemática e ciências da natureza, incluindo química, física e biologia.
Logística de Horários e Fusos
A abertura dos portões ocorre às 12h, e o fechamento, impreterivelmente, às 13h (horário de Brasília). Candidatos que perderem o horário não poderão realizar a prova. Como o exame segue o horário oficial de Brasília, regiões com fusos diferentes apresentam horários ajustados: em Fernando de Noronha (PE), os portões abrem às 13h e fecham às 14h, enquanto no Acre, a abertura ocorre às 10h e o fechamento às 11h, no horário local.
Normas de Segurança
O Inep, responsável pela organização do Enem, garante a segurança com detectores de metais e fiscalização rigorosa para evitar fraudes. A saída definitiva da sala é permitida após duas horas do início da prova, e para levar o caderno de questões, o participante deve esperar até os 30 minutos finais.
Documentação e Material Necessário
Para realizar a prova, é obrigatório portar um documento oficial com foto. Além disso, os candidatos precisam levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O Inep sugere, ainda, que os estudantes levem o cartão de confirmação impresso, onde constam dados como o local de prova e o número da sala.
Reaplicação e Resultados
Candidatos que enfrentarem problemas logísticos ou apresentarem atestado médico para doenças contagiosas poderão solicitar reaplicação nos dias 10 e 11 de dezembro, na Página do Participante, entre 11 e 15 de novembro. O gabarito será divulgado no dia 20 de novembro, e os resultados finais estão previstos para 13 de janeiro de 2025.
Importância do Enem
Instituído em 1998, o Enem é fundamental para ingresso em universidades públicas e programas de financiamento e bolsas, como o Sisu, ProUni e Fies. A prova também permite o ingresso em instituições portuguesas conveniadas, oferecendo oportunidades para os estudantes brasileiros em instituições internacionais.
Para mais detalhes, acesse o edital do Enem 2024.