Trabalhadores em concessionárias de veículos de todo o Espírito Santo iniciaram na manhã desta quarta-feira (18/5) uma greve por tempo indeterminado. O motivo é a insistência do sindicato patronal das empresas de venda e revenda de veículos (SINCODIVES) estar negociando a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria com uma entidade totalmente desconhecida pelos trabalhadores.
O movimento está sendo acompanhado pelos dirigentes do Sindicato dos Comerciários do Espírito Santo (Sindicomerciários), ao qual a categoria é oficialmente filiada e participaram do início da paralisação dos trabalhos dos empregados em manifestação na Avenida Vitória, na capital do Espírito Santo. O Sindicomerciários denuncia que a entidade que está negociando a CCT, de nome Fenatracom, não tem sede registrada no Espírito Santo nem em nenhum outro estado da federação.
Perdas
Segundo dirigentes do Sindicomerciários, o sindicato patronal rompeu as negociações com a representação oficial da categoria já há quatro anos, o que vem gerando perdas de importantes direitos assegurados em CCT, tais como plano odontológico e seguro de vida, horário de almoço de 80 minutos (hoje o período é de 30 minutos), pagamento de horas para quem é obrigado a participar de cursos e seminários determinados pela a empresa além da jornada de trabalho, redução do adicional por quebra de caixa, entre outros.
O presidente do Sindicomerciários Rodrigo Rocha reafirma que o Sindicomerciários é o único e legítimo e único representantes legal da categoria “e é em defesa dessa representatividade que estamos em greve, para que o setor de concessionárias volte a negociar a CCT com o Sindicomerciários”, finalizou.