X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil é realizado em Vitória, ES - Vitória News
Vitória News
Olá. Detectamos que você está usando o Internet Explorer ou o Edge.

Nosso site é compativel somente com os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari ou Opera.

Use um desses navegadores caso já tenha instalado em seu dispositivo ou faça o download clicando no botão abaixo. Você será redirecionado para uma página onde poderá escolher o navegador que desejar e ele será baixado diretamente de sua página oficial de forma segura.
Clique aqui para atualizar o seu navegador
Economia
X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil é realizado em Vitória, ES
Publicado por Redação VitóriaNews
Divulgação

Começou o X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil. O evento está sendo realizado no Centro de Convenções de Vitória e vai até está sexta-feira (11). O simpósio é uma promoção do Consórcio Pesquisa Café, Embrapa Café e tem como anfitrião o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

O simpósio à semelhança das nove edições realizadas anteriormente, tem como tema central “Pesquisa, Inovação e Sustentabilidade dos Cafés do Brasil”. “O café é um produto fundamental para o agronegócio brasileiro, também é muito importante para o nosso Estado por que produzimos café em quantidade e temos avançado muito em pesquisa juntamente com a parceria da Embrapa. Nosso objetivo é integrar ainda mais essa parceria unindo a Seag e o Incaper para que possamos melhorar a qualidade e a produtividade dos nossos cafés. Com isso, juntos vamos buscar variedades cada vez mais de acordo com a nossa realidade. Momento importante para trocar experiencias e dar oportunidades ao homem do campo”, ressaltou o governador do Estado, Renato Casagrande.

Nesta edição do Simpósio são esperados aproximadamente 700 participantes, entre pesquisadores, extensionistas, técnicos, professores, estudantes universitários. Também participam dirigentes de instituições representativas do setor cafeeiro como associações e cooperativas, empresários, cafeicultores e demais interessados no desenvolvimento do agronegócio dos cafés do Brasil, além profissionais da imprensa especializada em agricultura.

“A cafeicultura capixaba tem destaque tanto na pesquisa como na produção e ter toda a comunidade cientifica envolvida no simpósio mostrando inovações tecnológicas, trabalhos científicos e focando também na produção sustentavel é de grande importância. O Espírito Santo é referencia mundial e colocamos a Secretaria de Estado da Agricultura sempre a disposição dos produtores e a sociedade em geral. Parabenizo a todos os envolvidos nesse grande evento que está proporcionando uma valiosa troca de experiencias”, ressaltou o secretário Estadual da Agricultura, Paulo Foletto. 

Na quarta-feira (9) e quinta-feira (10), o Simpósio contará com mesas-redondas, palestras e discussões que contemplarão temas como: o papel das cooperativas na inovação e sustentabilidade na cafeicultura, custos de produção e rentabilidade dos cafés do Brasil, cafeicultura de precisão, gestão sustentável da água na cafeicultura, expressão máxima da qualidade dos cafés, e, por fim, manejo de pragas na cafeicultura.

“Temos uma participação intensa dos cafeicultores e toda cadeia produtiva do café nacional participando desse momento que ficará marcado na historia da cafeicultura do Brasil. A parceria com o Incaper é fundamental para que possamos desenvolver pesquisas na área de melhoramento genético e manejo da cultura”, disse o chefe geral da Embrapa Café, Antônio Fernando Guerra.

A programação oficial do Simpósio também contará com minicursos sobre temas como: manejo nutricional do cafeeiro, manejo de poda no café arábica, plantio de café em montanha visando à mecanização, produção de cafés especiais, manejo de poda dos cafés do Espírito Santo e gestão da propriedade cafeeira. Nos intervalos, os participantes poderão degustar cafés de excelente qualidade produzidos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Rondônia. Na sexta-feira (11), como atividade opcional, mediante adesão dos interessados, os participantes poderão visitar lavouras de café arábica ou conillon, em locais definidos pelo Incaper, para conhecerem tecnologias adotadas e desenvolvidas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café.

“Momento importante para a cafeicultura nacional e principalmente para estimular o diálogo entre os pesquisadores com os diversos setores da cadeia produtiva do café, buscando promover a sustentabilidade, investindo cada vez mais em pesquisa, inovação, melhoria da qualidade do café, prospecção de novos cenários e tendências de consumo, de forma permanente”, ressaltou o diretor-presidente do Incaper, Antônio Carlos Machado.

O evento também contou com uma  palestra de abertura com base no tema central do evento.

X
Olá! Faça seu cadastro no VitóriaNews.
{{app_feedback}}
{{getTitulo}}
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentando como
{{dados_login.nome}}
Sair
{{app_feedback_comment}}
{{comentario.nome}}
{{comentario.comentario}}
Notícias Relacionadas