Donald Trump vence na Carolina do Norte, 1º dos estados-pêndulo, diz AP

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O republicano Donald Trump foi o candidato à Presidência dos Estados Unidos mais votado na Carolina do Norte, o primeiro dos estados-pêndulo cujo resultado foi projetado, na madrugada desta quarta-feira (6), pela agência de notícias Associated Press.

Em pesquisas de intenção de voto, o republicano já aparecia numericamente à frente da democrata Kamala Harris no estado, embora os dois estivessem tecnicamente empatados. A votação confirmou uma disputa apertada: com 89% das urnas apuradas, Trump tinha angariado 51% dos votos, contra 48% de sua adversária.

A Carolina do Norte contabiliza 16 delegados para o Colégio Eleitoral. Os outros estados-pêndulo na disputa atual são Arizona (11 delegados), Geórgia (16), Pensilvânia (19), Michigan (15), Nevada (6) e Wisconsin (10), todos onde Kamala e Trump também apareciam tecnicamente empatados nas pesquisas.

A derrota de Kamala na Carolina do Norte evidencia a dificuldade que a campanha democrata teve para conquistar o apoio de eleitores negros. Por lá, esse grupo constitui 20% da população.

Pesquisas indicam que, na disputa atual, homens negros foram menos propensos a votar no Partido Democrata, que tradicionalmente conta com esse apoio. Não à toa a campanha democrata enviou o ex-presidente Barack Obama à Carolina do Norte, no mês passado, para um comício no qual ele atacou os republicanos importantes do estado.

Trump, por sua vez, passou a acenar ao eleitorado conservador não branco com um apelo masculino que tenta ecoar independentemente da raça. Apesar de ter tido uma minoria dos votos latinos (38%) e negros (apenas 8%) em 2020, diferentes levantamentos mostram que ele teve avanços entre homens nesses setores.

Há duas hipóteses centrais para isso: primeiro, expectativas por mudanças na polícia e na Justiça após o assassinato de George Floyd que não foram correspondidas. Depois, uma preocupação com a situação da economia e empregos em geral (embora as vagas estejam crescendo) e consequentemente com o aumento da imigração.

WASHINGTON

Kamala Harris está na frente na contagem dos votos na capital dos Estados Unidos, Washington (DC).

Importante estado, uma vez que a vitória incrementa importantes 12 votos eleitorais ao vencedor.

Até aqui, com 39% dos votos contabilizados, Harris tem a preferência de 59,6%% dos eleitores – somando 1.024.957. Trump marca 38,1%, ou 784.488 votos.

Segundo projeção da agência de notícias AP (Associated Press), a vantagem da vice deve se confirmar. Isso reduz a vantagem de Trump. A democrata aparece com 179 votos eleitorais, diante de 230 somados pelo republicano.

OHIO

O candidato republicano Donald Trump venceu no estado de Ohio, de acordo com projeções da agência de notícias Associated Press.

Com 91% dos votos apurados, de acordo com a agência, o ex-presidente tinha angariado 2.922.275 votos.

O estado tem como senador James David Vance, conhecido como “J.D. Vance”, candidato a vice-presidente na chapa de Donald Trump.

IDAHO

Donald Trump deve vencer no estado de Idaho, segundo projeção da agência de notícias AP (Associated Press).

O republicano tem 55,3% dos votos até aqui, com pouco mais de 20% da apuração concluída. Sua oponente, Kamala Harris está com 42,5%.

Os percentuais equivalem a 93.734 e 71.942 votos, respectivamente.

A vitória em Idaho confere ao vencedor 4 votos eleitorais.

Compartilhe: