A Prefeitura de Vitória vai garantir uma ampla estrutura para a realização dos desfiles de blocos do Carnaval da capital capixaba. O anúncio foi realizado pelo prefeito Lorenzo Pazolini, que também esclareceu aspectos referentes à normatização dos blocos, divulgando o cronograma do desfile dos grupos carnavalescos para a folia.
“Vitória, que já é destaque nacional em saúde e educação, vem se tornando também referência no turismo e geração de renda. Ficamos entre as nove cidades mais procuradas da América Latina como destino no verão, produzimos festas lindas de Natal e Ano Novo e abrimos 2024 com uma Arena que movimentou R$ 5 milhões e contou com a presença de meio milhão de pessoas. Seguimos avançando e o foco agora é proporcionar um Carnaval que Vitória nunca antes viu. Temos o 3º maior Carnaval do Brasil, organizado e democrático. Por isso, unimos forças com outros órgãos públicos, blocos e comunidade num amplo diálogo”, declarou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
As ações para o Carnaval oficial são resultado de diversas reuniões entre secretarias municipais, representantes de blocos, órgãos como Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e lideranças comunitárias. Oportunidades nas quais foram debatidas alternativas capazes de agregar interesses comuns entre as partes e o bem-estar coletivo.
O Carnaval oficial em Vitória terá três vertentes: os desfiles dos blocos, que vão até o dia 24 de março, a folia para a garotada que é o “Carnavalzinho de Vitória” e o Desfile das Escolas Campeãs.
Desfile das Campeãs
No Sábado (10), as três primeiras colocadas do Grupo Especial e a campeã do Grupo de Acesso realizarão um desfile no Sambão do Povo.
Blocos
Os desfiles dos blocos são regidos pelos Decretos 23.281, publicado no dia 30/01/24 e 23.180, publicado em 22/12/23. Cada bloco possui um prazo mínimo de 15 dias para dar entrada no pedido de desfile, no período que teve início no último dia 20 e vai até 24 de março, conforme o decretos acima citados.
Os blocos de rua deverão percorrer o itinerário autorizado pelo município, que compreende os períodos necessários à concentração e à dispersão do seu desfile.
As agremiações da capital estão sendo orientadas a incentivar e adotar “slogans/campanhas” para motivar os foliões a cuidar do meio ambiente e adotar práticas de zeladoria com a natureza e a cidade, proporcionando um Carnaval sustentável.
A estrutura para os desfiles dos blocos inclui aproximadamente 500 banheiros químicos, além de coletores de lixo, papeleiras, caminhões-pipa e ambulâncias.
Centro
Haverá desfiles nos dias 10, 11, 12 e 13 das 11 às 19 horas. Confira:
Sábado (10/02)
No sábado (10), desfilam no Centro da capital os blocos Subúrbio, das 11 às 14 horas, e Afro Kizomba, das 15h30 às 19 horas. O Subúrbio sai da Praça Getúlio Vargas rumo à Rua Senador Atílio Vivacqua e o Afro Kizomba faz o sentido oposto.
Domingo (11/02)
O bloco Regional da Nair sairá da Praça Pio XII, na Avenida Beira-Mar, às 10h, seguindo no sentido Curva do Saldanha, onde encerra às 14h.
A partir das 15 horas, quem assume a folia será o trio do Puta Bloco, saindo da Curva do Saldanha e terminando na Praça Oito (na altura dos Armazéns do Porto), às 19 horas.
Segunda-feira (12/02)
Já na segunda-feira (12), quem arrasta a galera pela Avenida Beira-Mar será o Coisas de Negres, com saída da Praça Getúlio Vargas até o Armazém do Porto. A dispersão será a puxada para o Circuito Folia no Sambão do Povo.
Para dar suporte aos foliões, um ponto de hidratação será disponibilizado na Praça Getúlio Vargas, no período de 10 a 13 de fevereiro.
Em toda a extensão da Avenida Beira-Mar haverá contentores com papeleiras a fim de preservar o meio ambiente e evitar o lançamento de lixo no canal.
Os blocos inscritos com previsão de mais de 2 mil integrantes e com mais de dois anos de existência, que realizaram solicitação, contarão com o apoio de um trio elétrico.