SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Distância entre negros e brancos aumenta nas capitais, Isarel faz novo ataque ao Líbano, trecho do Solimões vira deserto e outras notícias do dia na Folha para começar o seu domingo (22).
Economia
Desigualdade entre negros e brancos aumenta em 33% das capitais brasileiras. Índice Folha de Equilíbrio Racial revela piora do indicador em 9 das 27 cidades; Norte e Nordeste avançam, mas São Paulo e Rio de Janeiro têm desafios.
Ambiente
Trecho do Solimões vira deserto pela 2ª vez, e sequência de secas extremas míngua pesca de comunidade
Onisson Gonçalves, indígena kokama fotografado pela Folha caminhando em bancos de areia em 2023, vendeu equipamentos de pesca e vê mesmo cenário em 2024: ‘A gente está isolado’
Mundo
Ataque de Israel contra prédio em Beirute matou 37 pessoas, diz Líbano. Tel Aviv afirma ter matado 16 membros do Hezbollah, incluindo dois comandantes, em bombardeios na sexta (20).
Cotidiano
Mococa (SP) tenta evitar mais uma tragédia após 10 mil hectares de área dizimados pelas chamas. Excesso de palha deixada pela colheita mecânica da cana requer medida para reduzir risco de combustão, diz produtor.
Arte da censura
Na Rússia, ser artista sempre foi perigoso; agora muitos já perderam as suas esperanças. ‘Nada de bom me espera aqui’, afirma jovem que pretende fugir de seu país por não ver possibilidade de trabalhar sem censura.
Ciência
Mirando marcadores de vida e buracos negros, IA pode auxiliar avanço na astrofísica. Objetivo é desenvolver modelos que consigam extrair informações sobre fenômenos ao invés de reproduzir dados já consolidados.
Saúde
Tamanho do órgão e tipo sanguíneo são critérios de compatibilidade em transplantes. Médicos também analisam fatores como possibilidade de rejeição para avaliar sucesso de procedimento a longo prazo.
Política
Cresce parcela de candidaturas coletivas de direita e centro; modelo se consolida. Grupos que explodiram em 2020 dão visibilidade a minorias, mas enfrentam rompimentos e dificuldades de regulamentação.
F5
Ex-paquita, Bárbara Borges critica Xuxa por ‘omissão, cegueira e egocentrismo’. Assistente diz que cada geração de dançarinas enfrentou ‘questões difíceis e traumáticas’.
BBC News Brasil
A planta com ‘cheiro de morte’ que atrai multidões quando floresce. A flor-cadáver, que leva uma década para florescer, continua sendo estudada por cientistas para entender seu ciclo de vida.
Saúde
EUA autorizam vacina em spray contra gripe que pode ser aplicada sem ajuda profissional. Disponível com receita médica, o produto contra a influenza tem como objetivo ampliar o acesso à imunização.