SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A delegação brasileira abandonou a Assembleia Geral da ONU durante o discurso do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, nesta sexta-feira (27).
A delegação do Irã também se levantou do plenário antes do início do discurso de Netanyahu.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, discursou hoje na Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Vaiado no início, Netanyahu fez críticas ao Irã, a quem chamou de “maldição”, e falou sobre uma “reconciliação histórica” entre árabes e judeus.
Premiê disse que foi à ONU para ‘falar a verdade’ sobre Israel. Ele declarou que não pretendia comparecer neste ano porque seu país “está lutando por sua vida”, mas precisava “esclarecer as coisas” após ouvir mentiras e calúnias. “Israel busca a paz, Israel anseia pela paz, Israel fez a paz e fará a paz novamente”, afirmou Netanyahu. “Mas temos inimigos selvagens que buscam nos aniquilar”.
Netanyahu acusou o Irã de ter bombardeado Israel diretamente pela primeira vez, com mísseis lançados do território iraniano. O premiê garantiu que está preparado para uma guerra contra o país. “Se vocês atacarem a gente, nós te atacaremos”, afirmou.
Bombardeiros de Israel ao Líbano completaram uma semana nesta sexta-feira, com mais de 700 mortes.