Terça-feira, 22 de Setembro de 2026 | 19h13m
Vitória News — Um jornal de verdade
Sustentabilidade

Defesa Civil alerta para risco muito alto de inundação no Rio Taquari

Aviso vale até a manhã desta quarta-feira e recomenda que moradores de áreas de risco busquem locais seguros

Vitória News 22/09/2026 10:35
Defesa Civil alerta para risco muito alto de inundação no Rio Taquari
Imagem de arquivo mostra elevação do Rio Taquari em julho deste ano. Foto: Prefeitura de Lajeado/Divulgação

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta de risco muito alto para inundação do Rio Taquari, entre os municípios de Venâncio Aires e General Câmara. O aviso permanece válido até as 6h40 desta quarta-feira (23).

Senac 16 de julho — Capa (rail)

Diante do grau elevado de risco, a orientação é para que moradores de áreas sujeitas a alagamentos e inundações procurem abrigo ou permaneçam em locais seguros até que as condições se normalizem.

A Defesa Civil também recomenda que as pessoas não retornem às regiões evacuadas antes da liberação oficial das autoridades. Em caso de necessidade de saída rápida, animais domésticos devem ser levados junto sempre que possível.

O alerta ocorre após uma sequência de temporais que atingiu diferentes regiões do Rio Grande do Sul e provocou mortes, desaparecimentos, alagamentos, enxurradas e danos à infraestrutura.

SESC PICASSO

Na segunda-feira (21), um motociclista morreu em Pelotas após ser atingido pela queda de fios de alta tensão durante um forte vendaval. As rajadas de vento chegaram a 89 quilômetros por hora e provocaram quedas de árvores e postes, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia.

Os temporais também atingiram outras cidades gaúchas e deixaram centenas de moradores fora de casa.

A elevação dos rios mantém as equipes de monitoramento e emergência em alerta, especialmente no Vale do Taquari, região historicamente vulnerável a enchentes de rápida evolução.

CONTADOR - BONUS

Moradores devem acompanhar os comunicados oficiais e evitar travessias em ruas, estradas ou pontes cobertas pela água. A recomendação é não tentar atravessar áreas inundadas, mesmo quando a correnteza aparentemente estiver fraca.

O monitoramento continuará durante esta terça-feira (22) e ao longo da madrugada de quarta-feira, enquanto permanecer o risco de elevação do nível do Rio Taquari.

Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus

Notícias Relacionadas