Da Rota para a Câmara de SP, Sargento Nantes diz querer atuar com saúde e educação

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Quarto vereador mais votado em São Paulo, Israel Nantes dos Santos, o Sargento Nantes, 40, dedicou metade de sua vida à Polícia Militar. Agora, eleito vereador pelo PP com 112.484 votos, ele diz querer atuar para além da segurança pública.

Foi sua terceira tentativa de se eleger, a primeira com sucesso. Disputou uma vaga de vereador em Campinas, em 2020, e de deputado federal dois anos depois. Nesta eleição, Nantes apoiou e teve o apoio de Pablo Marçal (PRTB), que concorreu à Prefeitura de São Paulo e obteve 1,7 milhão de votos, mas não foi ao segundo turno.

“O que me motivou a ingressar no mundo político foi perceber, ao longo desses anos, o quanto a política influencia diretamente no serviço policial”, disse o vereador eleito à Folha. “Um exemplo, se eu na viatura conseguiria prender um bandido por vez, eu estando na política auxiliando os bons policiais imagino que consiga auxiliar 10, 20, 30 policiais. Então eu estaria ajudando a combater 30 criminosos de uma só vez.”

Na polícia desde 2003, Nantes chegou à Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) em 2009 e seguia na unidade até se tornar candidato. Para ele, a experiência no 1° Batalhão de Choque é um diferencial. “A Rota é uma das polícias mais comprometidas com o bem-estar do cidadão. Poucas instituições policiais do mundo têm o comprometimento que a Rota tem.”

O policial é conhecido nas redes sociais —tem 613 mil seguidores no Instagram e 263 mil no TikTok— e acumula participações em podcasts, onde costuma contar seu cotidiano dentro das viaturas. Um vídeo de uma abordagem que fez durante a pandemia viralizou, e ele ficou conhecido pelo bordão “se apruma, Jão”, que dirigiu ao homem abordado.

Também é conhecido pelo bigode volumoso que ostenta, uma homenagem a policiais militares antigos, ele diz.

Agora vereador eleito, ele diz querer atuar em temas como saúde e educação.

“Tenho plena convicção de que poderei atuar de forma eficiente no benefício do cidadão. Não só em questões de segurança pública, mas também em questões de saneamento básico, de educação, questões de saúde. Pode ter certeza de que estarei atuando de maneira contundente para que os benefícios cheguem à ponta da linha, que é o cidadão de bem.”

Compartilhe: